AC: População interdita vias na capital e no interior do Acre para exigir melhorias!

Durante a manhã de 4 de setembro, os moradores do bairro Cobal, em Mâncio Lima (673 quilômetros de Rio Branco), realizaram um bloqueio total na estrada de acesso à cidade, reivindicando limpeza das ruas, o corte do matagal e melhores condições de saneamento básico.

Cerca de 25 famílias realizaram este ato combativo com barricadas, utilizando para montá-las galhos de árvores e pedaços de madeira. A rodovia BR-364 ficou cortada por mais de 3 horas. “Faz muito tempo que está desse jeito, não passa carro e é ruim para as nossas crianças. Queremos que seja feita a limpeza do mato e a recuperação das ruas que estão muito esburacadas”, disse um morador.

Cansados de promessas dos gerentes do velho Estado, os moradores só liberaram a via após o prefeito da cidade assinar uma carta com as reivindicações da população e garantir pessoalmente o início dos trabalhos de limpeza ainda no mesmo dia.

No mesmo horário, na zona rural de Rio Branco, capital do Acre, camponeses do ramal Boa Água interditaram totalmente a estrada do São Francisco com barricadas por cerca de 5 horas.

Os camponeses afirmam que após uma forte chuva o ramal ficou sem condições de uso até mesmo para veículos pesados. “O ramal não está dando acesso para escoamento da produção. Nosso Polo Quixadá é uma das bases produtivas que mantém nossa cidade com verduras, frutas, goma e outras produções. O problema se agrava durante o inverno”, relatou um camponês.

“Metade dos moradores trabalham na cidade e precisam do ônibus. Nosso medo é que no inverno piore. A chuva do verão já impossibilitou o tráfego, imagina no inverno. Já estamos sofrendo desde o inverno passado”, denunciou outro trabalhador.

NÃO SAIA AINDA… O jornal A Nova Democracia, nos seus mais de 18 anos de existência, manteve sua independência inalterada, denunciando e desmascarando o governo reacionário de FHC, oportunista do PT e agora, mais do que nunca, fazendo-o em meio à instauração do governo militar de fato surgido do golpe militar em curso, que através de uma análise científica prevíamos desde 2017.

Em todo esse tempo lutamos e trouxemos às claras as entranhas e maquinações do velho Estado brasileiro e das suas classes dominantes lacaias do imperialismo, em particular a atuação vil do latifúndio em nosso país.

Nunca recebemos um centavo de bancos ou partidos eleitoreiros. Todo nosso financiamento sempre partiu do apoio de nossos leitores, colaboradores e entusiastas da imprensa popular e democrática. Nesse contexto em que as lutas populares tendem a tomar novas proporções é mais do que nunca necessário e decisivo o seu apoio.

Se você acredita na Revolução Brasileira, apoie a imprensa que a ela serve - Clique Aqui

Edição impressa

Endereços

Jornal A Nova Democracia
Editora Aimberê

Avenida Rio Branco 257, SL 1308 
Centro - Rio de Janeiro - RJ
Tel.: (21) 2256-6303
E-mail: [email protected]

Comitê de Apoio em Belo Horizonte
Rua Tamoios nº 900 sala 7
Tel.: (31) 3656-0850

Comitê de Apoio em São Paulo
Rua Silveira Martins 133 conj. 22 - Centro

E-mail: [email protected]om
Reuniões semanais de apoiadores
todo sábado, às 9h30

Seja um apoiador você também:
https://www.catarse.me/apoieoand

Expediente

Diretor Geral 
Fausto Arruda (licenciado)
Victor Costa Bellizia (provisório)

Editor-chefe 
Victor Costa Bellizia

Conselho Editorial 
Alípio de Freitas (In memoriam)
Fausto Arruda
José Maria Galhasi de Oliveira
José Ramos Tinhorão (In memoriam)
Henrique Júdice
Matheus Magioli Cossa
Paulo Amaral 
Rosana Bond

Redação
Ana Lúcia Nunes
João Alves
Taís Souza
Gabriel Artur
Giovanna Maria
Victor Benjamin

Ilustração
Victor Benjamin