SP: Sarau Popular Contra a Farsa Eleitoral

A- A A+
Neste final de semana, como parte da campanha pelo boicote eleitoral, a Unidade Vermelha - Liga da Juventude Revolucionária (UV-LJR) realizou um dia de atividades culturais em um bairro na periferia da região metropolitana da cidade de São Paulo.

O Sarau Popular Contra a Farsa Eleitoral, começou no início da tarde de domingo, com a mobilização da juventude, de moradores e crianças do bairro. Uma rua foi fechada para o Sarau e realizou-se a confecção de stencils (moldes para pinturas), além de terem sido feitos desenhos e cartazes, com o tema do boicote. Nos postes e em casas, com o apoio dos moradores, foram gravadas frases como "Não vote, lute!", e "Rebelar-se é justo". Um boneco de pano com o rosto dos principais eleitoreiros candidatos à presidência foi pendurado pelo pescoço em uma forca, simbolizando o rechaço da população a todos aqueles que visam galgar os postos do Velho Estado e parasitar o povo.

Crianças do bairro que tem aprendido a tocar violão na escola popular promovida pela Unidade Vermelha apresentaram a canção "Pra não dizer que não Falei das Flores", de Geraldo Vandré, e foram aplaudidas pela plateia de jovens e moradores, que dispuseram cadeiras na rua e organizaram um palco para as apresentações.

Em outra apresentação musical, um jovem ressaltou: "Está aí esse Velho Estado que não dá cultura e educação para nossas crianças. O jeito é nós mesmos fazermos isso, e construirmos uma cultura popular a serviço do povo, uma arte a serviço do povo. E é isso que nós estamos fazendo aqui hoje."
Além de diversos poemas recitados e apresentações musicais, a atividade contou com a intervenção de moradores que denunciaram a situação do bairro e a omissão criminosa do Estado em relação ao saneamento básico e outros problemas. No microfone aberto destacou-se a necessidade de todos se mobilizarem, pois estão cansados de esperar respostas do velho Estado e dos eleitoreiros que só prometem, mas nada fazem pela população da periferia. 

No microfone aberto pelo Sarau Popular, uma moradora revoltada afirmou: "Nós não podemos nos enganar mais, é como se roubassem nossa casa e nós fechássemos os olhos e fingíssemos que nada aconteceu. Com mobilização do bairro nós, os moradores, fizemos as lombadas que estávamos precisando. Se nós conseguimos fazer as lombadas, o Estado não consegue fazer o saneamento? Temos que pressioná-los.". 
Ainda, foi completada por outra moradora: "Nós somos trabalhadores, corremos de um lado pro outro, e temos pouco tempo. Mas nenhum tempo que gastarmos com nossa mobilização vai ser tempo perdido. Se a gente não lutar por isso, a gente tá lascado porque eleitoreiro nenhum vai resolver nada." 


    Ao final da tarde, o Sarau Popular encerrou-se com a combativa intervenção do grupo de RAP - Ameaça Vermelha.  O grupo apresentou as canções: "Juventude Combatente parte II" ; "Aliança Operária-Camponesa" (https://www.youtube.com/watch?v=oN-tz96FzqM), "Resposta a Chachina de Pau D'arco". D'arco"  dentre outras. 
Os integrantes do movimento cultural exaltaram a importância da atividade: "Viemos aqui para fortalecer a luta da comunidade, contra os problemas que a comunidade vem passando por culpa do Velho Estado, e contra a farsa eleitoral."
Também estiveram presentes no Sarau Popular Contra a Farsa Eleitoral o Movimento Estudantil Popular Revolucionário (MEPR) e o Movimento Feminino Popular (MFP).

Edição impressa

Endereços

Jornal A Nova Democracia
Editora Aimberê

Rua Gal. Almério de Moura 302/4º andar
São Cristóvão - Rio de Janeiro - RJ
Tel.: (21) 2256-6303
E-mail: [email protected]

Comitê de apoio em Belo Horizonte
Rua Tamoios nº 900 sala 7
Tel.: (31) 3656-0850

Comitê de Apoio em São Paulo
Rua Silveira Martins 133 conj. 22 - Centro
Reuniões semanais de apoiadores
toda segunda-feira, às 18:45

Seja um apoiador você também!

Expediente

Diretor Geral 
Fausto Arruda

Editor-chefe 
Matheus Magioli Cossa

Conselho Editorial 
Alípio de Freitas (In memoriam)
Fausto Arruda
José Maria Galhasi de Oliveira
José Ramos Tinhorão 
José Ricardo Prieto
Henrique Júdice
Hugo RC Souza
Matheus Magioli Cossa
Montezuma Cruz
Paulo Amaral 
Rosana Bond

Redação 
Matheus Magioli Cossa
Ana Lúcia Nunes
Matheus Magioli
Rodrigo Duarte Baptista
Vinícios Oliveira