Morre o argentino Fabián Tomasi

A- A A+
 

Símbolo da luta contra o envenenamento do agronegócio

Em 7 de setembro último faleceu Fabian Tomasi aos 53 anos, vítima de polineuropatia tóxica severa, resultado da sua exposição a venenos usados na agricultura. Ele tornou-se mundialmente conhecido a partir de 2014, quando o fotografo Paulo Piovano o retratou para sua obra O custo humano dos agrotóxicos, denunciando o lado obscuro do “agronegócio” no nordeste argentino.

Começou a trabalhar com os venenos em 2005 para uma firma de fumigação aérea. Sua tarefa era abrir as embalagens de produtos químicos, entre eles o glifosato, jogar o conteúdo em um recipiente misturando-o com água e, por uma mangueira, enviar para uma aeronave pulverizar os campos semeados de soja. Tudo sem proteção, sem informação dos riscos, em pistas improvisadas no meio dos campos e próximo ao alvo para baixar custos.

Dez anos atrás foi diagnosticada a sua doença que afeta parte do sistema nervoso, provoca perda de massa muscular e dores muito intensas nas articulações, limitando sua mobilidade, o impedindo até de levantar os braços. Além disso, não conseguia mais ingerir alimentos sólidos.

Fabian Tomasi foi um herói, pois em lugar de se recolher na sua doença e seu corpo destruído, esquelético, juntou forças para denunciar, principalmente o Estado, a Justiça e grande parte da saúde pública que atuam em cumplicidade. Muitas vezes foi ameaçado de morte por contradizer interesses do “agronegócio”. Participou de vários documentários, deu entrevistas, participou de passeatas, se deixou fotografar usando seu corpo como maior denuncia dos males do envenenamento do “agronegócio”.

Fabian Tomasi 

Edição impressa

Endereços

Jornal A Nova Democracia
Editora Aimberê

Rua Gal. Almério de Moura 302/4º andar
São Cristóvão - Rio de Janeiro - RJ
Tel.: (21) 2256-6303
E-mail: anovademocracia@gmail.com

Comitê de apoio em Belo Horizonte
Rua Tamoios nº 900 sala 7
Tel.: (31) 3656-0850

Comitê de Apoio em São Paulo
Rua Silveira Martins 133 conj. 22 - Centro
Tel.: (11) 3104-8537
Reuniões semanais de apoiadores
toda segunda-feira, às 18:45

Seja um apoiador você também!

Expediente

Diretor Geral 
Fausto Arruda

Editor-chefe 
Mário Lúcio de Paula
Jornalista Profissional
14332/MG

Conselho Editorial 
Alípio de Freitas
Fausto Arruda
José Maria Oliveira
José Ramos Tinhorão 
José Ricardo Prieto
Henrique Júdice
Hugo RC Souza
Mário Lúcio de Paula
Matheus Magioli
Montezuma Cruz
Paulo Amaral 
Rosana Bond
Sebastião Rodrigues
Vera Malaguti Batista

Redação 
Ellan Lustosa
Mário Lúcio de Paula
Patrick Granja