AM: Jovem é assassinado pela PM

A- A A+
 
No dia 25 de outubro, o adolescente Hering da Silva Oliveira, de 16 anos, foi morto com um tiro nas costas disparado por um policial militar. O jovem estava com um grupo de amigos quando os policiais chegaram atirando.
 
O caso aconteceu durante abordagem policial em uma área de construção que fica ao lado da Mini Vila Olímpica do Santo Antônio, zona Oeste da capital, onde algumas pessoas jogavam futebol. 
De acordo com informações veiculadas no monopólio de imprensa, a vítima estava em um grupo quando os policias chegaram disparando contra os jovens. Enquanto tentava fugir Hering foi atingido com um tiro nas costas, correu alguns metros e caiu. O adolescente não resistiu e morreu ao dar entrada no Serviço de Pronto Atendimento (SPA) do São Raimundo.
 
Familiares e moradores  protestaram em frente ao 5º Distrito Integrado de Polícia (DIP), que atende a região. A população revoltada  com o assassinato do menino apedrejou a fachada da delegacia.
O professor de capoeira Thiago Litaiff, falou indignado à imprensa na ocasião "Ele não era marginal. A gente que trabalha em comunidade sabe, e digo com propriedade, que ele não tinha envolvimento com drogas. Ele era como um filho pra mim. Amava esportes", contou ao jornal local "Em Tempo".
 
Um vizinho da família também estava no protesto e declarou à imprensa não se conformar com o acontecido. "Uma criança de 15 anos saiu para jogar bola com os colegas e acontecer uma barbaridade dessa com ele. Por isso eu tô aqui, para dar força à família nesse momento de dor", disse Robson Teixeira, 30 anos.
 
Em relatório, a Polícia Militar (PM-AM) afirma que os policiais foram recebidos a tiros e que a vítima estava com uma arma. Versão negada por testemunhas e desmentida pela perícia que, após exame residuográfico, atestou que o rapaz não tinha resíduos de pólvora nas mãos.
 
No dia 27 de outubro, os dois policiais que participaram da ação tiveram mandado de prisão preventiva concedido pela Justiça do Amazonas.
Moradores e familiares em protesto após morte de adolescente 
Fachada do 5DIP apedrejada

Edição impressa

Endereços

Jornal A Nova Democracia
Editora Aimberê

Rua Gal. Almério de Moura 302/4º andar
São Cristóvão - Rio de Janeiro - RJ
Tel.: (21) 2256-6303
E-mail: anovademocracia@gmail.com

Comitê de apoio em Belo Horizonte
Rua Tamoios nº 900 sala 7
Tel.: (31) 3656-0850

Comitê de Apoio em São Paulo
Rua Silveira Martins 133 conj. 22 - Centro
Reuniões semanais de apoiadores
toda segunda-feira, às 18:45

Seja um apoiador você também!

Expediente

Diretor Geral 
Fausto Arruda

Editor-chefe 
Mário Lúcio de Paula
Jornalista Profissional
14332/MG

Conselho Editorial 
Alípio de Freitas
Fausto Arruda
José Maria Oliveira
José Ramos Tinhorão 
José Ricardo Prieto
Henrique Júdice
Hugo RC Souza
Mário Lúcio de Paula
Matheus Magioli
Montezuma Cruz
Paulo Amaral 
Rosana Bond
Sebastião Rodrigues
Vera Malaguti Batista

Redação 
Ellan Lustosa
Mário Lúcio de Paula
Patrick Granja