MS: Centro acadêmico da UFGD e casa de cultura atacados

A- A A+
 

O Centro Acadêmico (CA) de Psicologia da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) e a Casa dos Ventos, tradicional reduto de acolhimento a indígenas e pesquisadores da cidade de Dourados, foram atacados por um grupelho fascista na manhã de 31 de outubro. 

O grupo entrou no CA e fez diversas pichações, dentre elas “Bolsonaro 2018”, “Bolsonaro ganhou”, além de frases de defesa do latifúndio. Os bandidos depredaram também cartazes e outras inscrições que decoravam o local. Segundo relatos de estudantes, esse ataque é uma resposta a ações realizadas pelo movimento estudantil combativo que volta a se organizar na universidade. 

Já na Casa dos Ventos, foram pichadas várias suásticas, sendo que para isso tiveram que pular o muro e invadir o terreno do centro cultural. “O grupelho procurou com essa ação intimidar os povos indígenas que lutam cotidianamente contra os ataques do latifúndio e pela demarcação de suas terras.”, afirmou um estudante que não quis se identificar. 

Junto a isso, somam-se vários relatos de intimidações e perseguição contra estudantes indígenas na universidade, que se intensificaram após a farsa eleitoral. Frente às agressões, os estudantes da UFGD organizaram uma Assembleia Geral de denúncia e de repúdio aos ataques, ocorrida na tarde do mesmo dia (31/08). 

Além das denúncias, a reunião apontou que os grupos fascistas nada mais são do que um braço do velho Estado e que andam de mãos dadas com este para reprimir o movimento estudantil combativo e atacar a livre expressão e a democracia na universidade. 

Longe de se intimidar, os alunos da UFGD reafimaram em intervenções o caminho da luta e a disposição em impulsionar a organização estudantil para barrar todos as investidas, quer venham do Estado ou de seus leais bandos reacionários de extrema-direita.

Edição impressa

Endereços

Jornal A Nova Democracia
Editora Aimberê

Rua Gal. Almério de Moura 302/4º andar
São Cristóvão - Rio de Janeiro - RJ
Tel.: (21) 2256-6303
E-mail: anovademocracia@gmail.com

Comitê de apoio em Belo Horizonte
Rua Tamoios nº 900 sala 7
Tel.: (31) 3656-0850

Comitê de Apoio em São Paulo
Rua Silveira Martins 133 conj. 22 - Centro
Reuniões semanais de apoiadores
toda segunda-feira, às 18:45

Seja um apoiador você também!

Expediente

Diretor Geral 
Fausto Arruda

Editor-chefe 
Mário Lúcio de Paula
Jornalista Profissional
14332/MG

Conselho Editorial 
Alípio de Freitas
Fausto Arruda
José Maria Oliveira
José Ramos Tinhorão 
José Ricardo Prieto
Henrique Júdice
Hugo RC Souza
Mário Lúcio de Paula
Matheus Magioli
Montezuma Cruz
Paulo Amaral 
Rosana Bond
Sebastião Rodrigues
Vera Malaguti Batista

Redação 
Ellan Lustosa
Mário Lúcio de Paula
Patrick Granja