PR: Guarani sofre atentado de paramilitares

A- A A+

Jovem Ava-Guarani baleado

Um grupo paramilitar, a serviço do latifúndio, cometeu um atentado contra um indígena de 21 anos, no dia 6 de novembro, no município de Guaíra, Paraná. Foi o que disse o cacique guarani do Tekoha Y’Hovy, em entrevista ao Conselho Missionário Indigenista (Cimi), referindo à morte do jovem Ava-Guarani Donecildo Agueiro.

Donecildo Agueiro foi baleado após sair de uma reunião da Coordenação Técnica Regional da Fundação Nacional do Índio (Funai), afirma o Cimi em matéria publicada em seu Portal. De acordo com uma missionária do conselho, a Delegacia de polícia, num primeiro momento, se recusou a registrar o boletim de ocorrência do atentado e só o fizeram quando chegou um representante da Funai à delegacia. A atitude, que põe em dúvida a imparcialidade dos policiais, é comum segundo a missionária. “Não é a primeira vez que essa recusa é manifestada, infelizmente.”, lamentou.

Ainda de acordo com o cacique do Tekoha Y'Hovy, o grupo paramilitar “tem a função única e exclusiva de intimidar e acuar, ainda mais, as comunidades indígenas da região”, e prosseguiu denunciando que o seu povo vem sofrendo com “constantes ameaças, racismo, violência com arma de fogo, entre outras agressões”. “Os casos são extremamente recorrentes, inclusive com sequestro de indígenas para o Paraguai.”, expôs. O cacique disse ainda estar indignado com a demora na demarcação das terras por órgãos do velho Estado.

O povo Ava-Guarani, do oeste do Paraná, vem lutando desde 2013 pela demarcação de seu território – demarcação negligenciada pelo velho Estado. Consequentemente, no mesmo período ocorreu o aumento da violência do latifúndio contra os indígenas. 

Edição impressa

Endereços

Jornal A Nova Democracia
Editora Aimberê

Rua Gal. Almério de Moura 302/4º andar
São Cristóvão - Rio de Janeiro - RJ
Tel.: (21) 2256-6303
E-mail: anovademocracia@gmail.com

Comitê de apoio em Belo Horizonte
Rua Tamoios nº 900 sala 7
Tel.: (31) 3656-0850

Comitê de Apoio em São Paulo
Rua Silveira Martins 133 conj. 22 - Centro
Reuniões semanais de apoiadores
toda segunda-feira, às 18:45

Seja um apoiador você também!

Expediente

Diretor Geral 
Fausto Arruda

Editor-chefe 
Mário Lúcio de Paula
Jornalista Profissional
14332/MG

Conselho Editorial 
Alípio de Freitas (In memoriam)
Fausto Arruda
José Maria Oliveira
José Ramos Tinhorão 
José Ricardo Prieto
Henrique Júdice
Hugo RC Souza
Mário Lúcio de Paula
Matheus Magioli
Montezuma Cruz
Paulo Amaral 
Rosana Bond

Redação 
Ellan Lustosa
Mário Lúcio de Paula
Patrick Granja