MA: Camponeses montam barricadas e resistem à despejo truculento da PM

A- A A+
 

No dia 13 de novembro, às 5 horas e meia, iniciou-se o despejo da área camponesa Novo Pindaré, apoiada pelo Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) em Pindaré-Mirim, no Maranhão. Os camponeses afirmam que um de seus companheiros foi ferido pela Polícia Militar e socorrido no local.

Segundo nota divulgada no portal do jornal Brasil de Fato, os camponeses ocuparam a área em setembro de 2016 com cerca de 100 famílias. Até agora o assentamento Novo Pindaré tinha uma pequena produção de subsistência, na qual, de acordo com o MST, “as famílias produzem cerca de 10 hectares de arroz, oito hectares de feijão e cerca de 110 hectares de mandiocas, além de criações de galinhas e de porcos”.

De acordo com o MST, a decisão pelo despejo tomada pelo juiz da comarca de Pindaré-Mirim favorece o latifundiário e suposto proprietário identificado como João Claudino Fernandes do Grupo Claudino, que é proprietário das lojas Armazéns Paraíba, presentes em vários estados do Nordeste brasileiro.

Ainda segundo a nota do MST, “João Claudino responde a um processo na Justiça Federal de Teresina no Piauí por ocupação de terras públicas, mais conhecida como Área de Preservação Permanente (APP) às margens do Rio Parnaíba no Estado do Piaui”, ou seja, com largo histórico de grilagem.

A reintegração de posse conta com Policiais Militares de diversos batalhões da região. O jornal Brasil de Fato escreve que “os agricultores fizeram vários pontos de barricada para atrasar o avanço dos polícias”.  A PM, até agora, não se posicionou sobre as acusações de truculência feitas pelos camponeses. 

Edição impressa

Endereços

Jornal A Nova Democracia
Editora Aimberê

Rua Gal. Almério de Moura 302/4º andar
São Cristóvão - Rio de Janeiro - RJ
Tel.: (21) 2256-6303
E-mail: anovademocracia@gmail.com

Comitê de apoio em Belo Horizonte
Rua Tamoios nº 900 sala 7
Tel.: (31) 3656-0850

Comitê de Apoio em São Paulo
Rua Silveira Martins 133 conj. 22 - Centro
Reuniões semanais de apoiadores
toda segunda-feira, às 18:45

Seja um apoiador você também!

Expediente

Diretor Geral 
Fausto Arruda

Editor-chefe 
Mário Lúcio de Paula
Jornalista Profissional
14332/MG

Conselho Editorial 
Alípio de Freitas
Fausto Arruda
José Maria Oliveira
José Ramos Tinhorão 
José Ricardo Prieto
Henrique Júdice
Hugo RC Souza
Mário Lúcio de Paula
Matheus Magioli
Montezuma Cruz
Paulo Amaral 
Rosana Bond
Sebastião Rodrigues
Vera Malaguti Batista

Redação 
Ellan Lustosa
Mário Lúcio de Paula
Patrick Granja