AC: Moradores interditam BR 364 para exigir saneamento básico

A- A A+
Pin It

Após muitas promessas por parte gerenciamento municipal serem frustradas, na manhã do dia 19/11 mais de 30 famílias da comunidade Variante, zona rural de Cruzeiro do Sul, interditaram a BR 364 que dá acesso à cidade. O bloqueio foi realizado com barricadas contra a precária estrutura de saneamento básico da comunidade. Houve a construção de um poço artesiano para abastecimento de água encanada, mas ele abastece apenas parte da comunidade.

Um dos moradores relatou que a situação já dura muito tempo e pouco tem sido feito pelo gerenciamento municipal para atender o direito da comunidade. “O que a gente quer é que eles cheguem aqui e digam se vão nos atender e quando vão fazer isso pra gente, porque estamos sofrendo e até agora ninguém da prefeitura apareceu para resolver essa situação.”, denunciou o morador D. Lima.

Como medida paliativa, a prefeitura contratou carros-pipa para abastecer a comunidade, contudo, essa medida já dura três anos e nada de efetivo foi encaminhado. Além disso, há muita demora no abastecimento, alguns moradores coletam até mesmo água da chuva para não ficar muito tempo sem acesso à mesma, contexto que pode promover a ocorrência de várias doenças, sendo as crianças as mais atingidas.

“A situação que estou passando, que é a mesma de todos que estão aqui, é que está com mais de 15 dias que não vem água e estamos todos com coisas sujas, porque não temos água para lavar. A água que cai do céu não podemos dizer que é saudável, e consumir uma água assim é arriscar a nossa vida.”, denuncia a moradora M. de Souza.

A rodovia federal foi liberada por volta das 10h após um representante da prefeitura se comprometer em atender a solicitação das famílias.

Edição impressa

Endereços

Jornal A Nova Democracia
Editora Aimberê

Rua Gal. Almério de Moura 302/4º andar
São Cristóvão - Rio de Janeiro - RJ
Tel.: (21) 2256-6303
E-mail: anovademocracia@gmail.com

Comitê de apoio em Belo Horizonte
Rua Tamoios nº 900 sala 7
Tel.: (31) 3656-0850

Comitê de Apoio em São Paulo
Rua Silveira Martins 133 conj. 22 - Centro
Reuniões semanais de apoiadores
toda segunda-feira, às 18:45

Seja um apoiador você também!

Expediente

Diretor Geral 
Fausto Arruda

Editor-chefe 
Mário Lúcio de Paula
Jornalista Profissional
14332/MG

Conselho Editorial 
Alípio de Freitas
Fausto Arruda
José Maria Oliveira
José Ramos Tinhorão 
José Ricardo Prieto
Henrique Júdice
Hugo RC Souza
Mário Lúcio de Paula
Matheus Magioli
Montezuma Cruz
Paulo Amaral 
Rosana Bond
Sebastião Rodrigues
Vera Malaguti Batista

Redação 
Ellan Lustosa
Mário Lúcio de Paula
Patrick Granja