PR: Estudantes de Psicologia contra a fascistização do Estado brasileiro

A- A A+

Em meio aos acontecimentos que precederam a farsa eleitoral e a vitória de Pirro do fascista Jair Bolsonaro, o Centro Acadêmico de Psicologia da Universidade Federal do Paraná convocou todos os estudantes à atividades de mobilização e politização contra a fascistização do Estado Brasileiro.

No dia 19/10, durante o horário do almoço, cerca de 50 estudantes participaram de uma roda de conversa chamada Psicologia Contra o Fascismo, em que se denunciou o caráter farsesco das eleições, e realizou-se o combate ao voto “útil” na candidatura do PT, denunciando seu histórico de ataques à educação e perseguição aos movimentos sociais.

A atividade foi tão bem sucedida que no dia 26/10, dois dias antes da realização do segundo turno, o Centro Acadêmico convocou os estudantes e professores a paralisarem as aulas em necessidade de se posicionar contra o avanço do fascismo, contra as amarras do imperialismo e contra as mentiras do oportunismo. No dia foram realizados espaços de debate e oficinas, em que se discutiu a Intervenção Militar no Rio de Janeiro e o golpe militar preventivo ao inevitável levantamento geral do povo brasileiro, a luta dos camponeses pobres pela terra, as lutas indígenas e as lutas de libertação dos povos pelo mundo. Ao término das atividades foi realizado um espaço cultural em que todos os estudantes puderam se manifestar por meio de poesias e músicas combativas.

O curso de Psicologia segue em estado de mobilização contra a fascistização do Estado brasileiro e os ataques à educação, realizando oficinas de faixas e cartazes e realizando espaços de politização dos estudantes, combatendo o sentimento generalizado de medo que o oportunismo tentou apregoar frente a derrota do seu candidato e convertendo-o em combatividade.

Edição impressa

Endereços

Jornal A Nova Democracia
Editora Aimberê

Rua Gal. Almério de Moura 302/4º andar
São Cristóvão - Rio de Janeiro - RJ
Tel.: (21) 2256-6303
E-mail: [email protected]

Comitê de apoio em Belo Horizonte
Rua Tamoios nº 900 sala 7
Tel.: (31) 3656-0850

Comitê de Apoio em São Paulo
Rua Silveira Martins 133 conj. 22 - Centro
Reuniões semanais de apoiadores
toda segunda-feira, às 18:45

Seja um apoiador você também!

Expediente

Diretor Geral 
Fausto Arruda

Editor-chefe 
Matheus Magioli Cossa

Conselho Editorial 
Alípio de Freitas (In memoriam)
Fausto Arruda
José Maria Galhasi de Oliveira
José Ramos Tinhorão 
José Ricardo Prieto
Henrique Júdice
Hugo RC Souza
Matheus Magioli Cossa
Montezuma Cruz
Paulo Amaral 
Rosana Bond

Redação 
Matheus Magioli Cossa
Ana Lúcia Nunes
Matheus Magioli
Rodrigo Duarte Baptista
Vinícios Oliveira