França: Milhares marcham contra medidas econômicas de Macron

A- A A+

Mais de 80 mil trabalhadores e jovens pararam a França em uma onda de protestos contra as medidas econômicas do governo Macron, no dia 24 de novembro.

Os protestos, tal como a repressão, foram extremamente violentos. Os policiais tentaram encerrar arbitrariamente a marcha de milhares de pessoas com jatos d'água e bombas de gás lacrimogêneo, quando estes tentaram ultrapassar um cordão de isolamento que levaria até a casa do primeiro-ministro do país.

Os manifestantes, jovens, proletários e trabalhadores com condições de vida pequeno-burguesas, revidaram a repressão atacando carros da polícia e lojas de grandes empresas.

“O senhor Macron acelera a queda do seu povo desde que foi eleito. Queremos uma mudança radical ou a demissão de Macron”, setenciou uma manifestante chamada Cynthia, trabalhadora comerciária, de 31 anos, em entrevista ao órgão de imprensa portuguesa Público. Ela denunciou ainda que ele retira impostos “para enriquecer ainda mais os ricos”.

Ao todo, cinco policiais e 19 manifestantes ficaram feridos. Uma semana antes, dia 17 de novembro, mais de 280 mil pessoas foram às ruas pelo mesmo motivo.

As medidas de Macron

As medidas que estão sendo aplicadas pelo governo Macron são referentes a aumento na tributação que consome o salário das massas populares, enquanto promove isenção fiscal para corporações e grandes burgueses.

O estopim dos protestos foi a alta do combustível, como resultado dessas políticas de Macron. O que começou como um movimento econômico multitudinário, tornou-se amplo e hoje pede a saída do governo Macron e critica duramente todo o sistema político, o parlamento e a própria democracia burguesa

Edição impressa

Endereços

Jornal A Nova Democracia
Editora Aimberê

Rua Gal. Almério de Moura 302/4º andar
São Cristóvão - Rio de Janeiro - RJ
Tel.: (21) 2256-6303
E-mail: anovademocracia@gmail.com

Comitê de apoio em Belo Horizonte
Rua Tamoios nº 900 sala 7
Tel.: (31) 3656-0850

Comitê de Apoio em São Paulo
Rua Silveira Martins 133 conj. 22 - Centro
Reuniões semanais de apoiadores
toda segunda-feira, às 18:45

Seja um apoiador você também!

Expediente

Diretor Geral 
Fausto Arruda

Editor-chefe 
Mário Lúcio de Paula
Jornalista Profissional
14332/MG

Conselho Editorial 
Alípio de Freitas
Fausto Arruda
José Maria Oliveira
José Ramos Tinhorão 
José Ricardo Prieto
Henrique Júdice
Hugo RC Souza
Mário Lúcio de Paula
Matheus Magioli
Montezuma Cruz
Paulo Amaral 
Rosana Bond

Redação 
Ellan Lustosa
Mário Lúcio de Paula
Patrick Granja