CE: Camponeses resistem à reintegração de posse e ‘autoridades’ recuam

A- A A+
 

Com informações de mst.org

Mais de 150 famílias camponesas, do acampamento Zé Maria de Tomé, empreenderam brava resistência e obrigaram a Polícia Militar (PM) e o Poder Judiciário do velho Estado a desistirem da reintegração de posse, no dia 21 de novembro, no município de Limoeiro do Norte, no Ceará.  

Na manhã deste dia, a PM havia montado um cerco com um bloqueio da principal estrada de acesso ao acampamento e estava preparando suas tropas para realizar uma truculenta ação de despejo. A ação contaria com o Batalhão de Polícia de Choque, a Companhia de Distúrbios Civis (CDC) e do Comando Tático Rural (Contar).

Sem intimidarem-se, os camponeses realizaram uma combativa manifestação com queima de pneus, enquanto advogados e apoiadores iniciavam negociações. Após muitas horas de resistência, as tropas policiais desmontaram o bloqueio e se retiraram, suspendendo, por enquanto, quaisquer ações de despejo contra o acampamento Zé Maria de Tomé.

O juiz Bernardo Lima Vasconcelos Carneiro, da 15ª Vara Federal de Limoeiro do Norte, que autorizou o despejo, ainda não se posicionou se irá manter a ordem.

De acordo com nota publicada no portal do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), o acampamento Zé Maria de Tomé localiza-se em terras da união e tem considerável produção agrícola. As terras da união em questão é a do Perímetro Jaguaribe Apodi, num projeto de irrigação que, de acordo com o jornal Brasil de Fato, teria sido destinado ao assentamento de camponeses sem terra, mas hoje encontra-se majoritariamente grilado por empresas nacionais e transnacionais.

Edição impressa

Endereços

Jornal A Nova Democracia
Editora Aimberê

Rua Gal. Almério de Moura 302/4º andar
São Cristóvão - Rio de Janeiro - RJ
Tel.: (21) 2256-6303
E-mail: anovademocracia@gmail.com

Comitê de apoio em Belo Horizonte
Rua Tamoios nº 900 sala 7
Tel.: (31) 3656-0850

Comitê de Apoio em São Paulo
Rua Silveira Martins 133 conj. 22 - Centro
Reuniões semanais de apoiadores
toda segunda-feira, às 18:45

Seja um apoiador você também!

Expediente

Diretor Geral 
Fausto Arruda

Editor-chefe 
Mário Lúcio de Paula
Jornalista Profissional
14332/MG

Conselho Editorial 
Alípio de Freitas
Fausto Arruda
José Maria Oliveira
José Ramos Tinhorão 
José Ricardo Prieto
Henrique Júdice
Hugo RC Souza
Mário Lúcio de Paula
Matheus Magioli
Montezuma Cruz
Paulo Amaral 
Rosana Bond
Sebastião Rodrigues
Vera Malaguti Batista

Redação 
Ellan Lustosa
Mário Lúcio de Paula
Patrick Granja