84 anos do natalício do Presidente Gonzalo

A- A A+
 

3 de dezembro de 1934 – Nasce Abimael Guzman Reynoso, o Presidente Gonzalo, maior marxista-leninista-maoista vivo na face da terra, chefatura do Partido Comunista do Peru (PCP) e da Revolução Peruana.

Sua forja como comunista começa quando ingressa na faculdade e inicia seus estudos sobre o marxismo para, pouco tempo depois, integrar-se no Partido Comunista que, à época, estava tomado pelo revisionismo.

Em 1962, ele viaja a Ayacucho (povoado agrário nos andes peruanos) e, estudando a realidade objetiva do Peru, compreende o peso do campesinato e seu papel como força principal na revolução de seu país. A partir daí, passa a se dedicar exclusivamente à militância do partido e atenta seus estudos para os escritos e ensinamentos do Presidente Mao Tsetung e sua luta contra o revisionismo.

Após duras lutas de duas linhas no seio do partido e seu avanço, Gonzalo passa a clandestinidade e passa a desenvolver a fração vermelha marxista-leninista-pensamento mao tsetung que leva adiante a reconstituição do Partido. Em 1979, o PCP culminar sua reconstituição e, em 17 de maio de 1980, sob a direção pessoal do Presidente Gonzalo, é desatada a guerra popular no peru.

Foi no processo da guerra popular no Peru que o maoismo foi sintetizado como terceira, nova e superior etapa do marxismo. Além de sintetizar o maoismo, o Presidente Gonzalo legou aportes de validez universal para a revolução proletária mundial, tais como a necessidade da militarização do partido comunista e da construção concêntrica dos três instrumentos, a tese da necessidade da chefatura e do pensamento-guia na revolução de cada país.

O dia 3 de dezembro é também o Dia do Exército Guerrilheiro Popular (EGP). Foi nesta data, em 1979, durante a I Conferência Nacional dirigida pessoalmente pelo Presidente Gonzalo, que foram estabelecidos os pilares, estratégia e a tática, além da própria fundação do EGP.

Edição impressa

Endereços

Jornal A Nova Democracia
Editora Aimberê

Rua Gal. Almério de Moura 302/4º andar
São Cristóvão - Rio de Janeiro - RJ
Tel.: (21) 2256-6303
E-mail: anovademocracia@gmail.com

Comitê de apoio em Belo Horizonte
Rua Tamoios nº 900 sala 7
Tel.: (31) 3656-0850

Comitê de Apoio em São Paulo
Rua Silveira Martins 133 conj. 22 - Centro
Reuniões semanais de apoiadores
toda segunda-feira, às 18:45

Seja um apoiador você também!

Expediente

Diretor Geral 
Fausto Arruda

Editor-chefe 
Mário Lúcio de Paula
Jornalista Profissional
14332/MG

Conselho Editorial 
Alípio de Freitas
Fausto Arruda
José Maria Oliveira
José Ramos Tinhorão 
José Ricardo Prieto
Henrique Júdice
Hugo RC Souza
Mário Lúcio de Paula
Matheus Magioli
Montezuma Cruz
Paulo Amaral 
Rosana Bond
Sebastião Rodrigues
Vera Malaguti Batista

Redação 
Ellan Lustosa
Mário Lúcio de Paula
Patrick Granja