CE: Acampamento camponês é despejado por pistoleiros com auxílio da PM

A- A A+
 

O acampamento camponês denominado 17 de Abril, localizado no município de Santana do Acaraú, Ceará, foi invadido e destruído pela Polícia Militar (PM), no dia 28 de novembro. As 30 famílias que estavam acampadas faziam quatro anos na área.

Segundo os camponeses, a resistência e a luta pela terra prosseguirá. “As máquinas entraram na área do acampamento e destruíram nossas casas, nossos quintais, mataram nossos animais, nos deixaram sem lugar para onde ir. Nós estamos aqui por terra, trabalho e dignidade, vamos continuar a luta até conquistar nosso chão.”, afirmou um camponês em entrevista ao portal do MST. 

Ativistas locais afirmam que o despejo foi realizado de maneira irregular e quase clandestina, já que, mesmo tendo sido espedida a reintegração de posse, não foi feita nenhuma movimentação oficial do comando da PM do estado ou do batalhão da região para realizar uma ação de despejo. Os camponeses afirmam ainda que cerca de 30 pistoleiros fascistas em veículos, com proteção à distância de alguns policiais, invadiram o terreno e destruíram plantações e moradias.

O Ceará, estado sob gerência do oportunismo petista de Camilo Santana, vive nos últimos meses intensa ofensiva do latifúndio contra camponeses, como incêndio ao acampamento Irmã Dorothy no dia 30 de outubro. Por outro lado, as massas camponesas cearenses resistem – por exemplo, no dia 21 de novembro, o despejo do acampamento Zé Maria do Tomé em Limoeiro do Norte foi suspenso após ampla mobilização popular em defesa da luta pela terra.

Edição impressa

Endereços

Jornal A Nova Democracia
Editora Aimberê

Rua Gal. Almério de Moura 302/4º andar
São Cristóvão - Rio de Janeiro - RJ
Tel.: (21) 2256-6303
E-mail: anovademocracia@gmail.com

Comitê de apoio em Belo Horizonte
Rua Tamoios nº 900 sala 7
Tel.: (31) 3656-0850

Comitê de Apoio em São Paulo
Rua Silveira Martins 133 conj. 22 - Centro
Reuniões semanais de apoiadores
toda segunda-feira, às 18:45

Seja um apoiador você também!

Expediente

Diretor Geral 
Fausto Arruda

Editor-chefe 
Mário Lúcio de Paula
Jornalista Profissional
14332/MG

Conselho Editorial 
Alípio de Freitas
Fausto Arruda
José Maria Oliveira
José Ramos Tinhorão 
José Ricardo Prieto
Henrique Júdice
Hugo RC Souza
Mário Lúcio de Paula
Matheus Magioli
Montezuma Cruz
Paulo Amaral 
Rosana Bond
Sebastião Rodrigues
Vera Malaguti Batista

Redação 
Ellan Lustosa
Mário Lúcio de Paula
Patrick Granja