A Defesa Civil divulgou um boletim, no dia 8 de novembro, sobre a situação de desalojados por conta das fortes chuvas que atingiram a região Norte do Rio Grande do Sul no início do mês. A atualização informa que mais sete cidades reportaram ao órgão, aumentando de 23 para 30 o número de municípios atingidos.
No extremo Norte do estado, a chuva causou a cheia do Rio Paloma e do Rio Azul, inundando a cidade de Barra do Rio Azul. De acordo com a Defesa Civil, 90 famílias tiveram que sair de suas casas.
As zonas mais afastadas também foram afetadas, na Comunidade Paloma, que fica a 5km do centro de Barra do Rio Azul, o cemitério amanheceu completamente submergido pela água. A cidade é a única localidade onde ainda há desalojados, com 20 pessoas nessa situação.
O descaso da Prefeitura é tamanho que, segundo a Defesa Civil, nenhum dos moradores quis ficar no abrigo oferecido pela gestão do município, preferindo, ao invés disso, se alocarem nas casas de amigos ou parentes.
Novamente, o descaso completo do governo reacionário e entreguista de Eduardo Leite (PSDB) com a população do estado, principalmente com a população rural do interior, faz com que famílias, em sua grande maioria camponesas ou pequenos proprietários, percam suas casas, produção e criações, aprofundando a ruína econômica do campesinato.