Número de municípios atingidos por fortes chuvas aumenta de 23 pra 30

Mais de 90 pessoas ficaram desabrigadas por conta das fortes chuvas e descaso do velho Estado em diversos municípios do Rio Grande do Sul.

Número de municípios atingidos por fortes chuvas aumenta de 23 pra 30

Mais de 90 pessoas ficaram desabrigadas por conta das fortes chuvas e descaso do velho Estado em diversos municípios do Rio Grande do Sul.
Print Friendly, PDF & Email

A Defesa Civil divulgou um boletim, no dia 8 de novembro, sobre a situação de desalojados por conta das fortes chuvas que atingiram a região Norte do Rio Grande do Sul no início do mês. A atualização informa que mais sete cidades reportaram ao órgão, aumentando de 23 para 30 o número de municípios atingidos.

No extremo Norte do estado, a chuva causou a cheia do Rio Paloma e do Rio Azul, inundando a cidade de Barra do Rio Azul. De acordo com a Defesa Civil, 90 famílias tiveram que sair de suas casas. 

As zonas mais afastadas também foram afetadas, na Comunidade Paloma, que fica a 5km do centro de Barra do Rio Azul, o cemitério amanheceu completamente submergido pela água. A cidade é a única localidade onde ainda há desalojados, com 20 pessoas nessa situação.

O descaso da Prefeitura é tamanho que, segundo a Defesa Civil, nenhum dos moradores quis ficar no abrigo oferecido pela gestão do município, preferindo, ao invés disso, se alocarem nas casas de amigos ou parentes. 

Novamente, o descaso completo do governo reacionário e entreguista de Eduardo Leite (PSDB) com a população do estado, principalmente com a população rural do interior, faz com que famílias, em sua grande maioria camponesas ou pequenos proprietários, percam suas casas, produção e criações, aprofundando a ruína econômica do campesinato.

Ao longo das últimas duas décadas, o jornal A Nova Democracia tem se sustentado nos leitores operários, camponeses, estudantes e na intelectualidade progressista. Assim tem mantido inalterada sua linha editorial radicalmente antagônica à imprensa reacionária e vendida aos interesses das classes dominantes e do imperialismo.
Agora, mais do que nunca, AND precisa do seu apoio. Assine o nosso Catarse, de acordo com sua possibilidade, e receba em troca recompensas e vantagens exclusivas.

Quero apoiar mensalmente!

Temas relacionados:

Matérias recentes: