Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE)
Com exclusividade ao AND, um dos advogados que compõe o Núcleo Jurídico da Aty Guasu – Grande Assembleia Guarani Kaiowá, cuja identidade será resguardada por razões de segurança, contou em detalhes o que ocorreu no dia do assassinato de Neri Mendes. O indígena foi assassinado a tiros por tropas da polícia militar em uma operação na Terra Indígena (TI) Nhanderu Marangatu, no dia 19 de setembro. 
Renúncia do primeiro-ministro haitiano será sucedida por tomada do poder por grupos paramilitares? Nova crise no Haiti, que elevou níveis de violência ao céu, evidencia fracasso das missões imperialistas e dos generais brasileiros
Na última semana, camponeses residentes da Comunidade Marielle Franco, no sul do Amazonas, denunciaram um ataque contra os trabalhadores protagonizado por policiais militares do Bope do Acre, que sequestraram e torturaram os camponeses, que estão hospitalizados ou desaparecidos.
Bope e Core empreendem operação de guerra contra Complexo da Maré, Vila Cruzeiro e Cidade de Deus. Moradores denunciam invasões de casa e ameaças.
Dez moradores do Complexo da Penha foram assassinados e três ficaram feridos em uma nova chacina cometida pela Polícia Militar (PM) e Polícia Civil, no dia 2 de agosto, na zona norte do Rio de Janeiro.
Cenas da operação de guerra realizada contra o povo no Complexo da Penha (RJ). Foto: Reprodução
A Polícia Militar (PM) e seu Batalhão de Operações Especiais (BOPE) assassinaram dois moradores, alvejaram um jovem e agrediram crianças nas operações realizadas nas favelas da Vila Kennedy, Rocinha e Manguinhos no Rio de Janeiro, dia 26 de junho.
Operações na Vila Kennedy e na Rocinha (RJ). Foto: Montagem