Mais de 30 organizações lançaram uma carta aberta contra a exibição da 3ª Mostra de Cinema Israelense na plataforma Cinema em Casa, pertencente ao Serviço Social do Comércio de São Paulo (Sesc-SP). O SeSC está organizando a amostra em parceria com o Instituto sionista Israel-Brasil.
Assinada por movimentos como Rede Samidoun, Caminho Palestino Revolucionário Alternativo, Frente em Defesa do Povo Palestino São Paulo, Vozes Judaicas por Libertação, IBrasPal, e FePal, a carta dá conta da postura sionista do Sesc em celebrar o Estado de Israel em meio ao genocídio do povo palestino.
O Sesc é uma entidade privada sem fins lucrativos integrada à Confederação Nacional do Comércio, uma confederação de sindicatos patronais. O sustento da entidade provém de uma taxa de 1,5% que as empresas pagam sobre a folha de pagamento.
Além do mais, o Sesc possui vínculos com o imperialismo ianque, já tendo recebido, inclusive, premiação do Consulado Geral dos EUA no RJ, vínculos que podem explicar a mostra sionista.
“A parceria com um think tank sionista como o Instituto Brasil-Israel, que, neste momento, se dedica a relativizar o genocídio para melhorar a imagem dos que o praticam, degrada a imagem do Sesc e coloca em xeque os princípios que esta instituição afirma seguir.”, afirma a carta aberta pelas organizações em defesa da Palestina. Confira na integra: