PA: Ameaça de despejo contra Acampamento Jane Júlia em Pau D’Arco

PA: Ameaça de despejo contra Acampamento Jane Júlia em Pau D’Arco

Camponeses organizam Acampamento Jana Júlia após retomada das terras da fazenda Santa Lúcia em Pau D’Arco, 13/06

O Acampamento Jane Júlia está sob ameaça de despejo após a Vara Agrária de Redenção emitir um mandado de reintegração de posse. Os camponeses ocupam parte da fazenda Santa Lúcia em Pau D’Arco desde 13 de junho deste ano.

Camponeses retomam as terras da fazenda Santa Lúcia no dia 13 de junho, semanas após a Chacina de Pau D’Arco

Até o fechamento desta matéria (10/11), os camponeses não haviam sido notificados oficialmente da decisão. Após serem notificados, os camponeses têm 48 horas para sair do local, caso descumpram a ordem judicial pagam uma multa diária de R$ 2 mil.

– O que fica evidente neste caso todo é que a Justiça para atender os interesses do latifúndio é extremamente rápida. Já para os familiares das vítimas, o Estado sequer prestou um apoio jurídico, deixando-os à própria sorte em relação à pensão para as viúvas, filhos e demais dependentes. Tem criança de 5 meses que perdeu o pai, e a mãe não tem emprego. Tem uma senhora que perdeu seus 2 filhos, que agora não tem mais ninguém para lavar suas roupas, levar ao médico, sendo que ela está bem doente. Era totalmente dependente de seus filhos – denuncia um representante da Associação Brasileira dos Advogados do Povo (Abrapo) ao AND.

Segundo o mesmo advogado do povo da Abrapo, ocorreu uma reunião entre representantes do Acampamento Jane Júlia com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) em Brasília no dia 24 de outubro, onde o Ouvidor Agrário Nacional, Jorge Tadeu Jatobá Correia, comunicou que o processo de obtenção da fazenda Santa Lúcia voltou para Marabá, sem perspectiva de negociação entre o Incra e o pretenso proprietário das terras.

Ao longo das últimas duas décadas, o jornal A Nova Democracia tem se sustentado nos leitores operários, camponeses, estudantes e na intelectualidade progressista. Assim tem mantido inalterada sua linha editorial radicalmente antagônica à imprensa reacionária e vendida aos interesses das classes dominantes e do imperialismo.
Agora, mais do que nunca, AND precisa do seu apoio. Assine o nosso Catarse, de acordo com sua possibilidade, e receba em troca recompensas e vantagens exclusivas.

Quero apoiar mensalmente!

Temas relacionados:

Matérias recentes: