PA: AND celebra seus 20 anos em Belém e região metropolitana

PA: AND celebra seus 20 anos em Belém e região metropolitana

Apresentação do Núcleo Popular de Mulheres na comemoração dos 20 anos de AND em Belém e região metropolitana. Foto: Banco de dados AND

Nos dias 25 e 26 de outubro, estudantes e trabalhadores, leitores e apoiadores do AND promoveram atos político-culturais em celebração aos 20 anos do jornal A Nova Democracia em Belém e na região metropolitana. Houve dois eventos: um em ambiente universitário e outro em uma ocupação de luta por moradia.

No dia 25, o evento ocorreu no Instituto de Artes (ICA) da Universidade Federal do Pará (UFPA). A atividade contou com a presença do diretor geral provisório do AND, Victor Bellizia, além do Comitê de Apoio ao AND de Belém e região metropolitana, da Executiva Nacional de Estudantes de Pedagogia (ExNEPe), do Núcleo Popular de Mulheres de Ananin (NPMA) e da Frente Contra a EaD e a Privatização do Ensino Público do Pará, além de ativistas, apoiadores e estudantes. 

O evento iniciou com o canto do hino do proletariado internacional, A Internacional, seguida da fala sobre a situação política feita pelo diretor geral provisório do AND. A mesa também contou com a participação do responsável pelo Comitê de Apoio ao AND de Belém e RM e da Frente Contra a EaD. Também foram prestadas homenagens ao companheiro Fausto Arruda, diretor geral licenciado por motivos de saúde. 

Como parte do ato político-cultural foi realizada a II Mostra de Artes “Caminhos da Terra”, que em sua segunda edição continuou a divulgar a temática da luta pela terra com obras, contos, poesias e fotografias de diversos artistas nacionais de norte a sul do país. A cultural contou com a apresentação do grupo de carimbó quilombola Toro-Açú, que tem em seu repertório músicas sobre a história do quilombo Abacatal e as diversas formas de resistência do povo do campo. 

No dia seguinte ocorreu outra celebração pelos 20 anos de AND, desta vez na cidade de Ananindeua, na ocupação urbana onde o Comitê de Solidariedade Popular Ananin atua. Nessa atividade, o diretor geral provisório contou sobre o percurso histórico dos 20 anos do AND ao longo de incansáveis lutas por se manter firme, divulgando as lutas do povo, além da situação de miséria, exploração e opressão que atinge as massas na atual crise política, econômica, sanitária e moral que se desenvolve de forma cada vez mais profunda em nosso país. Os moradores em seus relatos mostraram-se descontentes com a carestia geral, com aumento da inflação, que se reflete no preço dos alimentos, ao mesmo tempo em que muitos colocaram que não seria “nem um e nem outro candidato” que resolveria seus problemas, referindo-se à farsa eleitoral e ao joguete sobre decidir sobre quem vai gerir a velha democracia de mais corte de direitos e repressão sobre o povo. Eles também apontaram que é somente a luta popular e a organização coletiva que podem garantir direitos e um novo Brasil de Nova Democracia.

Ao fim, o Núcleo Popular de Mulheres de Ananin (NPMA) fez uma apresentação do Hino Lutadoras da Revolução

Confira, aqui, as imagens do evento:

Apoiadores de AND celebram seus 20 anos em Belém (PA). Foto: Banco de dados AND

Apoiadores de AND celebram seus 20 anos em Belém (PA). Foto: Banco de dados AND

Apoiadores de AND celebram seus 20 anos em Belém (PA). Foto: Banco de dados AND

Apresentação do Grupo de Carimbó Toró-Açú. Foto: Banco de dados AND

2º Edição da Mostra Caminhos da Terra. Foto: Banco de dados AND

Edições de AND são expostas na comemoração. Foto: Banco de dados AND

Segunda comemoração realizada na cidade de Ananindeua. Foto: Banco de dados AND

Ao longo das últimas duas décadas, o jornal A Nova Democracia tem se sustentado nos leitores operários, camponeses, estudantes e na intelectualidade progressista. Assim tem mantido inalterada sua linha editorial radicalmente antagônica à imprensa reacionária e vendida aos interesses das classes dominantes e do imperialismo.
Agora, mais do que nunca, AND precisa do seu apoio. Assine o nosso Catarse, de acordo com sua possibilidade, e receba em troca recompensas e vantagens exclusivas.

Quero apoiar mensalmente!

Temas relacionados:

Matérias recentes: