Comitê de Apoio ao AND de Belém e Região Metropolitana
O Comitê de Apoio do jornal A Nova Democracia de Belém e Região Metropolitana esteve presente no Congresso do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (ANDES-SN) e montou uma banquinha para divulgar a Imprensa Popular e Democrática.
No evento, ocorrido entre os dias 28 de janeiro e 02 de fevereiro, foram expostos e vendidos jornais da edição atual de AND (n° 219), além de vários livros também disponíveis no catálogo da Loja virtual de AND. Uma vibrante brigada com a distribuição de edições anteriores do jornal também foi promovida, tendo ótima receptividade por parte dos presentes.
O Congresso contou com a participação de professores de todo o país e teve como tema “Por Democracia, Educação, Ciência, Tecnologia e Serviços Públicos: em defesa do trabalho e da carreira docente, pela revogação da EC/95”.
Durante o evento foi aprovado um calendário de lutas da categoria contra os ataques à educação e a previdência.
Professores denunciam tentativa de criminalização
Os docentes repudiaram a atitude do deputado arquireacionário Éder Mauro (PSD) que gravou um vídeo em frente a universidade onde foi realizado o congresso, afirmando que os participantes seriam “bandidos” e teriam “entoado uma canção soviética”.
Essa atitude, claramente policialesca, busca a criminalização das lutas populares e, particularmente, dos professores que organizam-se na luta contra a retirada de direitos expressa de forma acelerada neste apenas um mês do gerenciamento militar com Bolsonaro à frente.
Atitudes como essa apenas escancaram a necessidade de se continuar a lutar por autonomia universitária, classismo e combatividade ao longo dos próximos meses.