Comitê de Apoio ao Jornal A Nova Democracia de Belém e Região Metropolitana
Na última quarta feira (26), em assembleia realizada no auditório da Escola Superior de Educação física (UEPA), os servidores do estado do Pará aprovaram a realização de uma greve unificada para o dia 2 de maio. A mobilização ocorre contra os ataques do gerenciamento de Simão Jatene/PSDB que prossegue sua política de sucateamento dos serviços públicos e precarização do trabalho dos servidores.
Estiveram presentes sindicatos como Federação dos servidores Públicos do Estados do Pará (Sintsep – PA), Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Pará (Sintepp), Sindicato dos Trabalhadores de Trânsito do Estado do Pará, entre outros.
A assembleia cumpriu o objetivo de unificar as categorias de servidores públicos do Estado e definiu uma pauta comum de reivindicações, dentre as quais estão: o aumento de 30% do salário que desde os anos anteriores só vem sofrendo perdas com aumento do custo de vida; a equiparação do vale alimentação entre todos os servidores, no valor de R$ 1.100,00; e a implementação do Plano de Cargos, Carreira e Remunerações (PCCR’s).
Em fevereiro desse ano, Jatene/PSDB ofereceu um absurdo reajuste de apenas 3% e nenhum aumento no vale alimentação, conforme informações do site Intersindical¹. Propo
Como marco inicial da mobilização, o Sindicato dos Trabalhadores em Educação (Sintepp) informou que a greve dos professores terá início a partir do dia 2 de maio, com um ato às 9 h em frente ao prédio da Secretaria de Estado e Educação do Estado do Pará (SEDUC), onde também se reunirão as demais categorias de servidores, dando inicio a Greve Geral dos Servidores Públicos do Estado.
Greves e mobilizações por todo estado
Durante a assembleia foi saudada a ocupação da prefeitura de Ananindeua, cidade da região Metropolitana de Belém, iniciada no dia 25/04 pelos professores da rede municipal da região. Os trabalhadores em educação repudiam a absurda proposta do gerente municipal Manoel Pioneiro/PSDB de reajuste ínfimo de 3% no salário e 0% no vale alimentação.
Também foi saudada a mobilização dos profissionais de educação da cidade de Tailândia, outro município da região metropolitana de Belém, que mantém a greve por mais de 1 mês. Lá, a exemplo dos professores de Ananindeua, os trabalhadores também ocuparam a sede da prefeitura no dia 27/03. Dentre as reivindicações dos professores estão a garantia de 200 horas para todos os profissionais da educação, melhoria na merenda escolar, melhoria no transporte escolar, redução da quantidade de alunos por turma e a reposição das perdas salariais remanescentes aos meses de agosto de 2017.
Ainda como parte das mobilizações dos trabalhadores de educação de Tailândia, 4 dias antes da ocupação da prefeitura, no dia 23/03, em protesto por seus direitos, os professores ergueram duas barricadas de pneus em chamas que bloquearam a rodovia PA-150, próximo a ponte sobre o rio Tailândia.
Durante o final de março, trabalhadores da Regional Sudeste do Sintepp, de São Domingos do Araguaia, a 600 km de Belém, também realizaram protesto que bloqueou a BR 153 (principal via de acesso entre a cidade e São Geraldo do Araguaia) no dia 24/03. Em nota, os professores denunciam que o gerente municipal Pedro Paraná/ PPS retirou a hora atividade, não implementou a jornada de trabalho, não pagou 1/6 das férias, e tem submetido a comunidade escolar a unidades de ensino com a mais completa precarização.
Também foi lembrada a combativa greve dos rodoviários de Belém, Ananindeua e Marituba, que enfrentou a covarde repressão da PM em manifestação do dia 21 de abril. A greve teve fim no último dia 23/03.
Alunos da escola Santana Marques marcaram presença na assembleia manifestando total apoio a unificação e greve dos servidores. Na ocasião, os estudantes secundaristas
O Comitê de Apoio ao Jornal A Nova Democracia da região esteve presente na assembleia manifestando seu apoio a luta dos professores. Foram distribuídos mais de 150 exemplares de edições antigas do jornal e realizada uma exitosa brigada de vendas da edição atual (209).