PA: Justiça atende banqueiro e ordena despejo de 212 famílias de fazenda ocupada

PA: Justiça atende banqueiro e ordena despejo de 212 famílias de fazenda ocupada

Print Friendly, PDF & Email

Foto: Ginno Pérez/UNIFESSPA

O juiz Amarildo José Manzutti, titular da Vara Agrária Cível de Marabá decidiu, em audiência em 11 de junho, pelo despejo de 212 famílias camponesas do Acampamento Dalcídio Jurandir, organizado pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).

Os camponeses ocupam a área da Fazenda Maria Bonita, em Eldorado dos Carajás, e serão removidas em 17 de setembro. A decisão favorece o banqueiro Daniel Dantas, dono do banco Opportunity, que explora a fazenda através da Agropecuária Santa Bárbara Xinguara S/A.

Com o despejo, os camponeses terão de abandonar a fazenda que tornaram produtiva, desde 2009. A área antes da ocupação era só destruição e devastação. Atualmente, a Maria Bonita produz 184 mil litros de leite, dos quais 175 mil abastecem os centros comerciais da região, 174 toneladas de farinha, 53 tanques de criação de peixes, 45 tipos de hortaliças, frutas e legumes, além de criações de pequenos animais.

Ao longo dos 10 anos de ocupação, o Acampamento Dalcídio Jurandir construiu moradias, casas de farinha e poços artesianos, além da Escola Carlito Maia, cujo ano letivo das 175 crianças atendidas será interrompido. A Agropecuária Santa Bárbara, que tem quase 500 mil hectares de terras nas regiões Sul e Sudeste do Pará. O histórico da empresa é de crimes fundiários e dano ambiental, como pulverização de terreno, devastação, agressões e tentativas de assassinatos de camponeses.

Ao longo das últimas duas décadas, o jornal A Nova Democracia tem se sustentado nos leitores operários, camponeses, estudantes e na intelectualidade progressista. Assim tem mantido inalterada sua linha editorial radicalmente antagônica à imprensa reacionária e vendida aos interesses das classes dominantes e do imperialismo.
Agora, mais do que nunca, AND precisa do seu apoio. Assine o nosso Catarse, de acordo com sua possibilidade, e receba em troca recompensas e vantagens exclusivas.

Quero apoiar mensalmente!

Temas relacionados:

Matérias recentes: