Manifestação Camponesa em Ariquemes (RO)
Divulgamos a grave denúncia enviada pela Liga dos Camponeses Pobres (LCP) para o Cebraspo (Centro Brasileiro de Solidariedade aos Povos) sobre um dirigente camponês da LCP do Sul do Pará e Tocantins, vítima de emboscada no município de Xinguara, próximo à Pau D’Arco (PA), na madrugada do dia 23 de outubro.
“Camponeses do acampamento “Osmir Venuto” no sul do estado do Pará, próximo a Pau D’Arco, onde houve a recente chacina de 10 camponeses, seguida do assassinato de outra liderança poucos dias depois, comunicam e pedem divulgação urgente de mais um companheiro da LCP- Liga dos Camponeses Pobres, do Sul do Pará e Tocantins que foi atingido por dois tiros de revólver pelas costas, nessa madrugada. Ele foi levado as pressas para o hospital da região, Hospital Municipal de Eldorado do Carajás. Seu nome é Belizário Alvez de Souza. Não temos ainda maiores informações.”
Se faz urgente o pronunciamento e ação das entidades e organizações sobre a criminosa perseguição que continua sendo realizada em Pau D’arco dos camponeses que resistem bravamente lutando por terra para viver trabalhar.
O CEBRASPO se solidariza com os camponeses e sua justa luta pela terra no Pará e exige providências dos governos estaduais e federais sobre as ameaças e assassinatos cometidos contra os camponeses em Pau D’arco. As mortes após a brutal chacina é uma prova cabal da impunidade e da posição dos governos perante o ocorrido.
DEFENDER A JUSTA LUTA PELA TERRA PARA QUEM NELA VIVE E TRABALHA!
VIVA O ACAMPAMENTO “OSMIR VENUTO”!