PA: Camponeses assassinados em Itupiranga

PA: Camponeses assassinados em Itupiranga

Print Friendly, PDF & Email
Manoel Arruda e Maria Silva, casal camponês assassinado em Itupiranga, no sudeste do Pará

 

Com informações da Comissão Pastoral da Terra (CPT)

 

Manoel Índio Arruda, de 82 anos, e Maria da Lurdes Fernandes da Silva, de 60, foram assassinados na madrugada de 26 de julho no lote 119 do Projeto de Assentamento UXI, no município de Itupiranga, no sudeste do Pará.

Projeto de Assentamento UXI

Manoel Arruda e Maria da Silva estavam em uma lista de camponeses ameaçados de morte pelos latifundiários da região, pois denunciavam a ação de grileiros de terras.

O assassinato destes camponeses segue o ‘roteiro da morte’ denunciado há anos nas páginas de AND, no qual camponeses realizam uma série de denúncias em reuniões com representantes de órgãos do velho Estado e depois são assassinados por pistoleiros a mando de latifundiários. Manoel Arruda e Maria Silva, que moravam no assentamento desde 2005, haviam denunciado nos últimos anos a grilagem das terras do assentamento em reuniões com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Ministério Público Federal, Delegacia de Conflitos Agrários (Deca) e Polícia Federal.

Segundo a Comissão Pastoral da Terra (CPT), os vizinhos dos camponeses ouviram vários disparos de armas de fogo na residência dos idosos. Maria Silva foi encontrada morta pelos vizinhos na entrada de sua casa. Manoel Arruda foi encontrado morto em seu quarto.

Conforme dados da CPT, o estado do Pará já registrou ao menos 22 camponeses assassinados.

Ao longo das últimas duas décadas, o jornal A Nova Democracia tem se sustentado nos leitores operários, camponeses, estudantes e na intelectualidade progressista. Assim tem mantido inalterada sua linha editorial radicalmente antagônica à imprensa reacionária e vendida aos interesses das classes dominantes e do imperialismo.
Agora, mais do que nunca, AND precisa do seu apoio. Assine o nosso Catarse, de acordo com sua possibilidade, e receba em troca recompensas e vantagens exclusivas.

Quero apoiar mensalmente!

Temas relacionados:

Matérias recentes: