Camponeses bloqueiam BR-230 exigindo criação de assentamento que está pendente há mais de 15 anos. Foto: Reprodução
No dia 16 de agosto, cerca de 130 camponeses, entre mulheres e crianças, bloquearam a rodovia BR-230 no quilômetro (km) 160, exigindo criação do Assentamento Terra Nova e realização das obras de infraestrutura necessárias para população da região como eletricidade, asfaltamento e pontes, em Uruará, sudeste do Pará.
Os camponeses reivindicavam a publicação da portaria de criação do Assentamento Terra Nova, área que deveria ser destinada à “Reforma Agrária”.
Exigiam também infraestrutura para os moradores da região como construção rede elétrica rural no ramal dos dois e meio, ampliação no km 140 norte, construção de ponte sobre o rio Uruará – que atravessa a rodovia no km 160 – e também o asfaltamento no trecho entre os municípios de Medicilândia e Rurópolis.
Os manifestantes colocaram um carro atravessado na pista para realizar o bloqueio. Formou-se um grande congestionamento, ainda assim os manifestantes permitiram a circulação de veículos entre os horários das 12h a 15h e de 22h a 6h. Diante da mobilização dos trabalhadores, o órgão se viu obrigado a atender as reivindicações e se reunir com os camponeses.
O assentamento ainda mantém o status de Projeto de Desenvolvimento Sustentável (PDS). Ele foi criado em 2006 pelo Incra e contava com cerca de 150 mil hectares. As famílias ali instaladas ocupavam desde 2005 o Vale do Jamanxim. Segundo o próprio Incra, muitas famílias abandonaram o novo local por dificuldades relativas à infraestrutura, as mesmas pautas que 15 anos depois seguem exigindo.
Fonte: Incra