O prefeito da cidade de Senador José Porfírio, Dirceu Biancardi (PSDB), e o deputado estadual Fernando Coimbra (PSL), acompanhados por mais de 40 bate-paus invadiram e impediram a realização de um evento contra atividades de mineração na região por meio da coerção, ameaças e truculência. O evento, chamado “As Veias Abertas da Volta Grande do Xingu”, realizava-se em um auditório do Centro de Estudos Sociais Aplicados da Universidade Federal do Pará, no dia 29 de novembro.
A promotora do evento, a professora Titular da UFPA Rosa Acevedo, do Núcleo de Altos Amazônicos (Naea), quase foi agredida ao tentar impedir o encerramento do debate. Segundo relato de presentes, os mais de 40 bate-paus ainda impediram as pessoas de saíram do local, trancando as portas, e obrigaram-as a ouvir insultos proferidos pelo prefeito e seus capangas. Os debatedores foram insultados sob gritos e ameaças.
O evento buscava debater os impactos ambientes da Mineradora Belo Sun sobre a região afetada por Belo Monte, às margens do rio Xingu. A mineradora em questão, de capital canadense, está prestes a iniciar a exploração da maior mina de ouro a céu aberto no país.
Prefeito de Senador José Porfírio (PA) grita e insulta contra debatedores e público de debate sobre impactos da mineração