No dia 22 de abril, indígenas que compõem as diversas etnias Gavião bloquearam a Br-222, no Território Indígena Mãe Maria. A região fica no município de Bom Jesus do Tocantins, no Sudeste do Pará. Em nota, eles afirmam que não tem nada o que se comemorar nesse abril indígena, e sim lutar pelos direitos.
De acordo com um dos Caciques, “Desde antes de 2019 a gente vem lutando por conta da nossa escola, e a nossa escola nunca foi feita. Vem só promessa, promessa, promessa”. Eles exigem abertura de escolas e melhorias diante da situação precária, da falta de professores, de instalações e estruturas adequadas para o funcionamento, entre outros problemas.
As reivindicações são feitas em função da morosidade da Secretaria do Estado de Educação do Pará (Seduc) em cumprir as reivindicações desses povos por uma educação escolar indígena. Os manifestantes não aceitam o prazo de mais vinte dias para o cumprimento e esperam que os acordos sejam implementados, por parte dos governantes, em até dez dias.