PA: Judiciário solta 15 policiais que participaram da Chacina de Pau D’Arco

PA: Judiciário solta 15 policiais que participaram da Chacina de Pau D’Arco

Print Friendly, PDF & Email


O Tribunal de Justiça do Pará concedeu habeas corpus para 15 policiais civis e militares que participaram do assassinato de dez camponeses na fazenda Santa Lúcia, em Pau D’Arco, no dia 24 de maio deste ano. Na decisão dos magistrados foi alegado que o inquérito policial já foi concluído, não podendo assim os policiais “obstruir as investigações” e nem “pôr em risco a ordem pública”. Na tarde de 18 de dezembro foram liberados nove policiais e na manhã do dia seguinte mais seis.

Os 15 policiais estavam presos preventivamente desde 26 de setembro deste ano, sendo denunciados pelos crimes de homicídio consumado, homicídio tentado, tortura, associação criminosa e fraude processual. Ao todo 17 policiais civis e militares – de 29 que integraram a operação – foram denunciados pelo Ministério Público pela sua participação na Chacina de Pau D’Arco.

A decisão do judiciário do velho Estado de liberar os 15 policiais, mesmo com um farto material pericial e de depoimentos de sobreviventes comprovando a participação destes na execução bárbara e hedionda de dez camponeses, escancara o seu caráter de instrumento mantenedor dos interesses da grande burguesia e do latifúndio e de que a verdadeira justiça para o povo não pode ocorrer por meio deste judiciário podre.

Acompanhe a cobertura exclusiva de AND sobre a Chacina de Pau D’Arco

 

Ameaça de despejo contra Acampamento Jane Júlia em Pau D’Arco

Ex-prefeito ameaça estudantes em Pau D’Arco

Encontro camponês define avanço da luta pela terra

Dirigente camponês da LCP é vítima de emboscada

Quinze policiais presos pela Chacina de Pau D’Arco

Laudos comprovam execução dos camponeses

Assassinatos não vão parar a luta pela terra!’

AND lança documentário sobre Chacina de Pau D’Arco

Abrapo se pronuncia sobre as investigações da Chacina de Pau D’Arco

Chacina de Pau D’Arco: ‘A FETRAF traiu os camponeses’

Dirigente Camponês da retomada da Fazenda Santa Lúcia em Pau D’Arco é assassinado

Luta pela terra avança em Pau D’Arco

Chacina de Pau D’Arco: crime de Estado e resistência camponesa no sul do Pará

Ao longo das últimas duas décadas, o jornal A Nova Democracia tem se sustentado nos leitores operários, camponeses, estudantes e na intelectualidade progressista. Assim tem mantido inalterada sua linha editorial radicalmente antagônica à imprensa reacionária e vendida aos interesses das classes dominantes e do imperialismo.
Agora, mais do que nunca, AND precisa do seu apoio. Assine o nosso Catarse, de acordo com sua possibilidade, e receba em troca recompensas e vantagens exclusivas.

Quero apoiar mensalmente!

Temas relacionados:

Matérias recentes: