Durante coletiva à imprensa realizada no dia 3 de setembro, a empresa Hydro anunciou que suspenderá totalmente as operações na refinaria Alunorte e da Mineração Paragominas. As plantas já iniciaram o processo de desligamento com segurança.
A mineradora afirma que tomou a decisão após verificar que a área de depósito de resíduos de bauxita 1 está próxima de atingir a capacidade, devido ao embargo que impede o uso do filtro prensa e da recém-desenvolvida área de depósito de resíduos de bauxita. Ainda segundo a empresa, isso terá efeito imediato na mina de bauxita de Paragominas.
No início do ano, a referida empresa foi responsável por contaminar com resíduos tóxicos a água da região de Barcarena, conforme foi exposto pelo laudo do Instituto Evandro Chagas (IEC) publicado no dia 22/02 e denunciado na edição 205 de AND. Os rios e igarapés contaminados abasteciam poços artesianos de ao menos três comunidades locais, como Bom Futuro, Vila Nova e Burajuba, que ficaram impossibilitados de serem utilizados.