PA: Munduruku incendeiam máquinas de garimpo

PA: Munduruku incendeiam máquinas de garimpo

Ação de autodefesa do território tradicional leva a queima de máquinas de garimpeiros

Com informações do Movimento Ipereg Ayu

 

Os munduruku queimaram máquinas utilizadas no garimpo encontradas em embarcações ancoradas em trecho do rio Kaburua, em Jacareacanga, Pará, no dia 2 de março. A ação faz parte do processo de autodemarcação e autodefesa dos munduruku, sendo uma resposta as constantes invasões ao seu território tradicional.

Os indígenas acusam agentes da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), órgão vinculado ao Ministério da Saúde, de utilizar a voadeira para transportar máquinas e galões de gasolina para os garimpos da localidade.

“Nós temos denunciado muito para as autoridades MPF, Funai, Ibama, ICMbio e nada foi feito”, denuncia em nota o Movimento Ipereg Ayu.

Ao longo das últimas duas décadas, o jornal A Nova Democracia tem se sustentado nos leitores operários, camponeses, estudantes e na intelectualidade progressista. Assim tem mantido inalterada sua linha editorial radicalmente antagônica à imprensa reacionária e vendida aos interesses das classes dominantes e do imperialismo.
Agora, mais do que nunca, AND precisa do seu apoio. Assine o nosso Catarse, de acordo com sua possibilidade, e receba em troca recompensas e vantagens exclusivas.

Quero apoiar mensalmente!

Temas relacionados:

Matérias recentes: