PA: Oito mil camponeses ameaçados de despejo

PA: Oito mil camponeses ameaçados de despejo

Acampamento ameaçado de despejo. Foto de Jeremy Bigwood

Com informações da Comissão Pastoral da Terra (CPT)

Cerca de duas mil famílias camponesas que ocupam terras de 20 fazendas estão ameaçadas de despejo no sudeste do Pará. Oito mil camponeses correm o risco de perderem as suas moradias e plantações.

O Judiciário por meio do Juiz da Vara Agrária de Marabá atendeu a exigência de latifundiários e emitiu os mandados de reintegração de posse. O gerente estadual Simão Jatene/PSDB enviou 115 homens do Batalhão de Choque da Polícia Militar para compor o efetivo militar para despejar as famílias camponesas. Os policiais ficarão na região por tempo indeterminado.

Segundo nota da CPT, grande parte das fazendas se encontravam abandonadas antes da ocupação e parte delas são comprovadamente terras públicas que foram griladas, mas mesmo assim os mandados de reintegração foram expedidos pelo Judiciário.

Ao longo das últimas duas décadas, o jornal A Nova Democracia tem se sustentado nos leitores operários, camponeses, estudantes e na intelectualidade progressista. Assim tem mantido inalterada sua linha editorial radicalmente antagônica à imprensa reacionária e vendida aos interesses das classes dominantes e do imperialismo.
Agora, mais do que nunca, AND precisa do seu apoio. Assine o nosso Catarse, de acordo com sua possibilidade, e receba em troca recompensas e vantagens exclusivas.

Quero apoiar mensalmente!

Temas relacionados:

Matérias recentes: