PA: Pistoleiros atacam área camponesa e fazem ameaça de morte

PA: Pistoleiros atacam área camponesa e fazem ameaça de morte

Print Friendly, PDF & Email

Foto: Ellan Lustosa/AND

Pistoleiros atacaram a Área Revolucionária Osmir Veluto às 7 horas da manhã do dia 2 de outubro, denunciou a advogada do povo Lenir Correia ao Ouvidor Agrário Nacional. Lenin responsabilizou imediatamente o latifúndio. “A Área Revolucionára, apoiada pela Liga dos Camponeses Pobres do Pará, está localizada às margens da Fazenda Surubim, em área do DNIT, entre as cidades de Xingará e Eldorado dos Carajás e foi atacado por pistoleiros a serviço do latifundiário Amilcar Farid Yamin”, cravou ela.

Um Boletim de Ocorrência também feito na delegacia de polícia de El Dourado dos Carajás e, nele, está exposto o modus operandi do terrorismo dos pistoleiros. Durante o ataque, uma camponesa, ao ir buscar lenha no início da manhã, foi capturada e foi alvo de intimidação. Ela conta que, depois de ter sido avistada por dois homens fortemente armados e encapuzados, foi obrigada a ficar de joelhos e ameaçaram-na de morte apontando armas para sua cabeça.

Ainda esse ano, no dia 29 de junho, o camponês Eudes Velozo, da Área Revolucionária Osmir Veluto, foi assassinado dentro da fazenda Surubim, vizinha ao acampamento. Também já foram denunciadas tentativas de queima de barracos e ataques a coordenação do acampamento.

Essa é mais uma ação de uma longa guerra reacionária contra o campesinato em luta pela terra no Norte do País – guerra que vem sendo exposta esse ano por AND com o apoio da advogada e apoiadora dos camponeses pobres, Lenir. 

Ao longo das últimas duas décadas, o jornal A Nova Democracia tem se sustentado nos leitores operários, camponeses, estudantes e na intelectualidade progressista. Assim tem mantido inalterada sua linha editorial radicalmente antagônica à imprensa reacionária e vendida aos interesses das classes dominantes e do imperialismo.
Agora, mais do que nunca, AND precisa do seu apoio. Assine o nosso Catarse, de acordo com sua possibilidade, e receba em troca recompensas e vantagens exclusivas.

Quero apoiar mensalmente!

Temas relacionados:

Matérias recentes: