PA: Povo Munduruku bloqueia estrada em protesto contra mineração em terras indígenas

PA: Povo Munduruku bloqueia estrada em protesto contra mineração em terras indígenas

Print Friendly, PDF & Email

Dezenas de indígenas munduruku bloquearam a principal estrada de acesso ao município de Jacareacanga, no Pará, na manhã de 14 de outubro. O protesto foi uma demonstração de rechaço à liberação de mineração em terras indígenas predicada por Bolsonaro e seu governo de generais. O bloqueio somou-se a uma série de manifestações que vêm sendo realizadas desde a segunda quinzena do mês de setembro, e não tem previsão de fim.

Os indígenas exigem o fim do projeto de regulamentação que tramita sobre a liberação da mineração em terras indígenas e a atual ação ilegal de garimpeiros sobre o território. 

De acordo com comunicado emitido pelos próprios munduruku, eles vêm recebendo uma série de ameaças por seguirem na defesa da sua casa e território. “Vamos retomar o controle do nosso território, temos o nosso próprio governo e todos têm que respeitar. Não vamos parar esta luta, até solucionar os nossos problemas”, afirmaram.


Indígenas bloqueiam estrada no Pará. Foto: Povo Munduruku.

Ao longo das últimas duas décadas, o jornal A Nova Democracia tem se sustentado nos leitores operários, camponeses, estudantes e na intelectualidade progressista. Assim tem mantido inalterada sua linha editorial radicalmente antagônica à imprensa reacionária e vendida aos interesses das classes dominantes e do imperialismo.
Agora, mais do que nunca, AND precisa do seu apoio. Assine o nosso Catarse, de acordo com sua possibilidade, e receba em troca recompensas e vantagens exclusivas.

Quero apoiar mensalmente!

Temas relacionados:

Matérias recentes: