PA: Professores ocupam sede da prefeitura de Tailândia em ato de greve

PA: Professores ocupam sede da prefeitura de Tailândia em ato de greve

Print Friendly, PDF & Email

Professores da rede municipal de Tailândia, nordeste do Pará, ocuparam a sede da Prefeitura da cidade no dia 27 de março. O ato faz parte da greve deflagrada na semana anterior, que reivindica, entre outras pautas, a garantia de 200 horas de carga horária mensal, reajuste do piso salarial, além da estabilidade e progressão funcional dos concursados.

Os professores já tinham feito um ato em frente ao Fórum da cidade, no dia 26 de março, com o objetivo de chamar a atenção da população para as posições adotadas pela atual gestão, como por exemplo, de redefinir a carga horária dos docentes efetivos e não pagar professores contratados com nível superior.

No dia seguinte, 28 de março, os grevistas interditaram a rodovia PA-150 com duas barricadas feitas de pneus em chamas, bloqueando os dois sentidos da pista.

 

Paralisação estadual

Os professores da rede estadual de Belém, paralisaram as atividades em 28 de março, e realizaram um protesto em frente à Secretária de Estado pela de Administração (Sead), para reivindicar o reajuste do piso salarial em 30% para a categoria.

Alunos e funcionários das escolas públicas da região metropolitana de Belém manifestaram apoio às reivindicações dos professores marcando presença nos protestos. Trazendo faixas e cartazes de protestos, expressaram durante as falas no evento sua indignação.

Os servidores reivindicam também equiparação do auxílio alimentação em R$1.100,00 para todo o serviço público e manutenção dos auxílios e gratificações no período de licença-prêmio e licença-saúde.

Ao longo das últimas duas décadas, o jornal A Nova Democracia tem se sustentado nos leitores operários, camponeses, estudantes e na intelectualidade progressista. Assim tem mantido inalterada sua linha editorial radicalmente antagônica à imprensa reacionária e vendida aos interesses das classes dominantes e do imperialismo.
Agora, mais do que nunca, AND precisa do seu apoio. Assine o nosso Catarse, de acordo com sua possibilidade, e receba em troca recompensas e vantagens exclusivas.

Quero apoiar mensalmente!

Temas relacionados:

Matérias recentes: