PB: Ambulante é enforcado em ação da polícia militar em João Pessoa

Em mais uma ação violenta, policial militar aplica mata leão em ambulante. Violência policial no estado tem subida exponencial
Policiais agridem e apreendem as mercadorias de ambulante. Foto: jornal Pratos Online

PB: Ambulante é enforcado em ação da polícia militar em João Pessoa

Em mais uma ação violenta, policial militar aplica mata leão em ambulante. Violência policial no estado tem subida exponencial

Na última sexta-feira, dia 29 de novembro, um policial militar foi flagrado aplicando um mata-leão em um vendedor ambulante durante uma ação da polícia na orla de Cabo Branco, em João Pessoa. A violência ocorreu no contexto de uma operação, da guarda civil municipal, com a PM, para remover comerciantes pobres da orla da cidade.

A brutalidade da ação, que envolveu a agressão a outro ambulante que tentou intervir, revela o clima de tensão e hostilidade que se instaurou na região. O fato se insere em um contexto mais amplo de perseguição aos trabalhadores informais, intensificada pelas medidas da prefeitura, que visam a expulsão dos ambulantes das ruas, principalmente de pontos turísticos da capital, viabilizada pela ação da polícia.

Essa situação está relacionada a outro contexto geral de aumento da violência policial na Paraíba. Apesar da redução de 1,9% no número total de assassinatos no estado, em 2023, houve um aumento preocupante de 41,2% nas mortes decorrentes de intervenção policial, saltando de 51 para 72 casos.

Esse crescimento coloca a Paraíba entre os estados com maior aumento nesse tipo de ocorrência no país. A polícia, que representa menos de 0,5% da população paraibana, está ligada a 6,74% dos homicídios registrados no estado.

Ao longo das últimas duas décadas, o jornal A Nova Democracia tem se sustentado nos leitores operários, camponeses, estudantes e na intelectualidade progressista. Assim tem mantido inalterada sua linha editorial radicalmente antagônica à imprensa reacionária e vendida aos interesses das classes dominantes e do imperialismo.
Agora, mais do que nunca, AND precisa do seu apoio. Assine o nosso Catarse, de acordo com sua possibilidade, e receba em troca recompensas e vantagens exclusivas.

Quero apoiar mensalmente!

Temas relacionados:

Matérias recentes: