No dia 27 de agosto, o McDonald ‘s da Av. Ruy Carneiro, em João Pessoa, foi embargado pela Superintendência de Administração do Meio Ambiente (SUDEMA), por estar jogando esgoto na rede pluvial, que deságua no mar da capital. No dia 30/8, a situação foi regularizada, segundo o monopólio de imprensa G1, e o estabelecimento voltou a funcionar, após pagamento da irrisória multa de R$ 20 mil.
Em outro caso, doze dias antes (15/8), um supermercado do Grupo Mateus, no bairro do Altiplano, também foi autuado, mas não chegou a parar suas atividades completamente. De acordo com o G1, o estabelecimento estava descartando esgoto em desacordo com a legislação prevista, mas não foi informado exatamente onde. Segundo a SUDEMA, em comunicado no dia 2 de setembro, este despejo irregular provavelmente causou danos à saúde da população local. Ao todo, o supermercado foi multado em R$ 60 mil.
Essa prática é recorrente em João Pessoa. Meses atrás, outros dois estabelecimentos, o Bar do Cuscuz e o hotel Nord Easy foram multados por irregularidades parecidas. As baixas multas aplicadas aos grandes estabelecimentos favorece a continuidade das ilegalidades contra o meio natural.