Ativistas realizaram combativa brigada de distribuição de edições antigas do AND no metrô de Recife. Foto: Comitê de Apoio de Recife.
No dia 10 de dezembro, o coletivo Mangue Vermelho realizou uma brigada popular de propaganda do jornal A Nova Democracia nos metrôs da Região Metropolitana do Recife, estado de Pernambuco, com o objetivo de denunciar a farsa eleitoral e a aguda precarização que se encontra as classes populares do Brasil e do mundo, alertando sobre a necessidade de uma revolução democrática e popular que o nosso país precisa para atender os anseios populares que ecoam na sociedade a séculos.
Nas últimas eleições, a Região Metropolitana do Recife obteve um boicote eleitoral bastante expressivo, onde cerca de 34% da população da capital se opuseram à farsa eleitoral. Já na cidade Jaboatão dos Guararapes, cerca de 46,96% da população rechaçou essas eleições.
Distribuindo os jornais pelos vagões apertados, logo de cara se enxergava uma massa indignada e calejada de seus afazeres cotidianos, que sem o mínimo suporte vem enfrentando a crise sanitária da pandemia do coronavírus que se acentua com a crise econômica, social e política da decomposição do imperialismo e do capitalismo burocrático nas semicolônias.
Os ativistas se atentaram às revoltas resultantes da aguda luta de classes que foram ditas no metrô durante a brigada, e as massas ouviram cuidadosamente cada frase que os militantes falavam. Algumas delas, mesmo que acanhadas, concordavam com a posição do coletivo e depois folheavam o jornal que era distribuído nos assentos dos vagões. Em uma das brigadas, um idoso que estava ouvindo a tribuna, mesmo sendo analfabeto, se interessou pelo jornal e o comprou, afirmando que não enxerga mais esperança nos “engravatados”.
A brigada popular foi um sucesso, em pouco tempo se esgotaram as cópias dos jornais que estavam sendo distribuídas, o que mostra um grande interesse das massas pelo caminho revolucionário e independente dos verdadeiros democratas deste país. Apenas a luta popular e organizada é que vai nos direcionar na conquista pelos nossos direitos e pela nossa independência, que será através da Revolução Agrária e Anti-imperialista, a Revolução de Nova Democracia ininterrupta ao Socialismo, que varrerá todo o amontoado de lixo que cobre a face desse país.
Foto: Comitê de Apoio do Recife.