“Lambe-lambe” contra a farsa eleitoral, colado nos muros de Recife.
Durante a semana que se antecedeu a farsa eleitoral, o Coletivo Mangue Vermelho realizou intensa atividade de agitação pelo boicote na Região Metropolitana do Recife. A aceitação da população se deu quase de forma unânime. A imensa maioria dos populares que entraram em contato com o Coletivo durante as atividades da campanha, elogiaram e apoiaram de forma incisiva: “Tem que mudar, desse jeito não dá”.
O Coletivo realizou panfletagens e tribunos em bairros, praças, integrações e dentro dos transportes públicos. Sempre explicando para cada um que recebia a leitura o seu conteúdo – e ouvindo. A panfletagem por onde passou se tornou motivo de entusiasmo e engajamento das massas, que em sua maioria paravam para escutar e completavam, ao seu modo, mas sempre de acordo sobre a podridão dos políticos e do Estado.
Muitos pediam mais panfletos para eles também entregarem para seus familiares, se animavam na conversa, parando o que estavam fazendo para ouvir e dizer tudo aquilo que engolem seco há anos.
Alguns, de início, negavam os panfletos pois pensavam que “era coisa de candidato”, mas ao ouvir ser de uma campanha pelo boicote, alegravam-se. Um comerciante que ouviu o Coletivo disse animado que “finalmente uma campanha honesta na minha porta”.
Contrário ao que dizem os oportunistas sobre quem se abstêm, vota nulo e em branco nas eleições, através do contato com o povo o MV teve a confirmação de que se trata de uma massa que consegue assimilar a necessidade de uma revolução com muito mais facilidade e entendimento.
Um caso curioso que aconteceu foi que após ouvir a fala do Coletivo em um transporte público, uma mulher conversou com os militantes dizendo que no dia da eleição trabalharia como diretora de um colégio eleitoral, mas que ela mesmo iria votar nulo. Disse que a campanha pelo boicote devia ser maior e que iria incentivar seus familiares a também não participarem dessa farsa.
Durante as ações, foram colados na parede “lambes” que conclamam a população a realizar o boicote.
No último dia de campanha pelo boicote foi gravado um vídeo em homenagem ao companheiro Cleomar; em solidariedade a luta camponesa, principalmente em Rondônia; e completando “Eleição é farsa, não muda nada, não! Organizar o povo pra fazer revolução”.
PE: Coletivo Mangue Vermelho realiza agitação de boicote eleitoral e propaganda da Revolução Agrária pic.twitter.com/Dcyi45Mkwy
— A Nova Democracia (@jornaland) November 19, 2020
A nota do Mangue Vermelho sobre as eleições pode ser lida no site: