Reproduzimos a seguir nota recebida pela Redação de AND sobre a formação, planejamento e ações do Comitê Sanitário de Defesa Popular criado pelos camponeses da Área Revolucionária José Ricardo, no Agreste pernambucano, para combater o Novo Coronavírus, manter a organização e a luta popular.
Pernambuco: Camponeses formam seu Comitê Sanitário de Defesa Popular
Desde o dia 05 de abril, as famílias camponesas da Área Revolucionária José Ricardo, situada na zona rural do município de Lagoa dos Gatos (PE) decidiram conformar o seu Comitê Sanitário de Defesa Popular de Riachão de Dentro para combater a pandemia do Novo Coronavírus (Covid-19). Os objetivos deste Comitê são: 1) Organizar as revindicações por água e acompanhamento médicos; 2) Criar as condições de prevenir e tratar os possíveis casos do Novo Coronavírus; 3) Impulsionar a produção e organizar novas estratégias para sua comercialização dentro da pandemia.
Ao invés de reunirmos dezenas de pessoas numa Assembleia Popular para apresentar o Comitê e seus objetivos para os camponeses, decidimos organizar várias pequenas reuniões com no máximo dez pessoas cada com o objetivo de fazer o mesmo trabalho. Não paramos nossas atividades, apenas as adaptamos para realidade que temos.
Na manhã de 12 de abril, os ativistas do Comitê iniciaram a confecção de máscaras caseiras de tecido TNT para serem utilizadas nas atividades e na tarde do mesmo dia iniciaram a coleta de assinaturas para um abaixo-assinado exigindo que a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) libere o abastecimento de água para toda a população lagoagatense, em especial para a população das comunidades camponesas.
Até o dia 19 de abril, o Comitê pretende entregar este abaixo-assinado aos responsáveis pela COMPESA na cidade de Lagoa dos Gatos (PE), assim como também cobrará da prefeitura e de outros órgãos municipais a solução imediata desta reivindicação tão importante.
Entre os dias 20 e 26 de abril, para impulsionar a produção, será iniciada o Roçado Coletivo de milho e feijão, onde o Comitê organizará as famílias camponesas num trabalho coletivo para garantir o abastecimento de grande quantidade de grãos para daqui a 3 meses.
Entre os dias 27 de abril e 03 de maio, o Comitê organizará, dependendo da quantidade de produções camponesas encalhadas, Vendas em Domicilio, Feiras Itinerantes e o Transporte de produtos para o CEASA.
Unidos e organizados derrotaremos todos os inimigos do povo, inclusive o Novo Coronavírus!
COMITÊ SANITÁRIO DE DEFESA POPULAR DE RIACHÃO DE DENTRO
Lagoa dos Gatos, Pernambuco
12 de Abril de 2020
Camponeses organizam-se em Comitê e produzem máscaras para distribuição.
Famílias preenchem abaixo-assinado organizado pelo Comitê Sanitário de Defesa Popular de Riachão de Dentro (Lagoa dos Gatos, PE).
Máscaras de proteção produzidas pelo Comitê Sanitário de Defesa Popular de Riachão de Dentro (Lagoa dos Gatos, PE).
PANFLETO
Abaixo-assinado