PE: Camponeses de Lagoa dos Gatos exigem suas terras em protesto na Câmara Municipal

PE: Camponeses de Lagoa dos Gatos exigem suas terras em protesto na Câmara Municipal

Print Friendly, PDF & Email
Cerca de 200 membros da Liga dos Camponeses Pobres (LCP) se reuniram na manhã do dia 16 de fevereiro na Câmara de Vereadores de Lagoa dos Gatos para protestar contra a decisão judicial que concede a Dona Célia, a pretensa proprietária da Fazenda Cordeirinho, a reintegração da terra que é habitada por famílias camponesas há mais de 15 anos. 
Camponeses afirmam que a decisão foi tomada sem sequer ter passado pelo órgão do INCRA, sendo uma decisão feita fora dos trâmites legais.  
Há mais de 15 anos, aproximadamente 80 famílias ocuparam a Fazenda Riachão de Dentro, em Lagoa dos Gatos, e ao longo desse período sofreram com as ameaças vindas do latifúndio e lutaram contra sete despejos. Hoje em dia, a área de 600 hectares ocupada pela Liga é considerada uma das mais produtivas da região.   
 
As famílias da Liga dos Camponeses Pobres de Pernambuco forjou ao longo desses anos um alto nível de organização e de produtividade. Com assembleias populares, o Comitê de Defesa da Revolução Agrária (CDRA), a Escola Popular e o Movimento Feminino Popular funcionando regularmente na região. Sendo a  Área Revolucionária José Ricardo um exemplo concreto da superioridade do caminho democrático que está se abrindo com a Revolução Agrária em relação ao caminho latifundiário dessa velha sociedade semifeudal e semicolonial sob a qual se desenvolve um capitalismo burocrático

 

Ao longo das últimas duas décadas, o jornal A Nova Democracia tem se sustentado nos leitores operários, camponeses, estudantes e na intelectualidade progressista. Assim tem mantido inalterada sua linha editorial radicalmente antagônica à imprensa reacionária e vendida aos interesses das classes dominantes e do imperialismo.
Agora, mais do que nunca, AND precisa do seu apoio. Assine o nosso Catarse, de acordo com sua possibilidade, e receba em troca recompensas e vantagens exclusivas.

Quero apoiar mensalmente!

Temas relacionados:

Matérias recentes: