PE: Camponeses seguem na defesa dos direitos do povo em meio à pandemia

PE: Camponeses seguem na defesa dos direitos do povo em meio à pandemia

Print Friendly, PDF & Email

O Comitê Sanitário de Defesa dos Direitos do Povo de Riachão de Dentro, baseado no município de Lagoa dos Gatos, Agreste Pernambucano, realizou muitas atividades de agitação e propaganda entre os meses de maio e junho de 2020. Neste período, aconteceram as conquistas de caixas d’água para população camponesa do município, instalação de iluminação pública, horas de tratores para impulsionar a produção e distribuição de kits de higiene pessoal para as famílias se protegerem da covid-19. Tudo isso, como resultado de muita luta em defesa dos direitos do povo em meio a pandemia.

Após o levantamento de abaixo-assinado, a Comissão Executiva do CSDP-Riachão de Dentro conseguiu marcar importante reunião com superintendente regional da COMPESA, Thiago Grassi. Nesta, exigimos que em meio a pandemia, a adutora da barragem de São Jorge fosse liberada por tempo indeterminado para que as comunidades camponesas do município não ficassem sem acesso a água em suas casas. Em contrapartida, a COMPESA propôs a distribuição de caixas d’água de 5 e 10 mil litros para estas comunidades. A medida foi importante, mas não resolve. Diante da necessidade de manter higiene pessoal e irrigar as produções, o CSDP-Riachão de Dentro seguiu lutando pelos direitos do povo.

Desde a fundação do CDSP-Riachão de Dentro, abril de 2020, que um dos nossos trabalhos tem sido produção de mascaras, distribuição de álcool gel e hipoclorito de sódio para as famílias camponesas. Estes kits são montados pela Comissão de Saúde e distribuídos nas casas e nas reuniões de grupos de famílias. Esta ação diminuiu até o momento as taxas de contaminação da população de Riachão de Dentro em comparação com outras comunidades rurais do município.

Em maio, conquistamos também 40 horas de serviços de tratores, com Prefeitura e demais apoiadores da luta pela terra na região. Isso garantiu que muitas famílias camponesas da Área Revolucionária José Ricardo (situada no Sítio Riachão de Dentro) pudessem plantar milho, feijão, batata-doce, macaxeira, inhame, coentro, alface, bananeiras e limoeiros, no tempo certo.

Em junho, conseguimos que Secretaria Municipal de Infraestrutura instalassem iluminação pública na Sede da Área Revolucionária José Ricardo, isso melhorou a visibilidade durante a noite. Enquanto isso, o CSDP instalou novas porteiras e está controlado os acessos a Área, visando melhorar a segurança e os cuidados sanitários.

Um trabalho importante, têm sido o de agitação nas feiras livres e colagem de cartazes nas comunidades rurais do município. Massas de todos os lugares, inclusive da cidade, tem nos procurado para fazer suas denuncias ou participar de nossas atividades.

Comitê Sanitário de Defesa Popular de Riachão de Dentro

Lagoa dos Gatos, Pernambuco

17 de julho de 2020

ABAIXO O FASCISTA BOLSONARO E SEUS GENERAIS!

VIVA OS COMITÊS SANITÁRIOS DE DEFESA POPULAR!

Ao longo das últimas duas décadas, o jornal A Nova Democracia tem se sustentado nos leitores operários, camponeses, estudantes e na intelectualidade progressista. Assim tem mantido inalterada sua linha editorial radicalmente antagônica à imprensa reacionária e vendida aos interesses das classes dominantes e do imperialismo.
Agora, mais do que nunca, AND precisa do seu apoio. Assine o nosso Catarse, de acordo com sua possibilidade, e receba em troca recompensas e vantagens exclusivas.

Quero apoiar mensalmente!

Temas relacionados:

Matérias recentes: