Com a previsão do tempo na maior cidade do sertão pernambucano chegando próximo aos 40 graus, estudantes da rede estadual de Pernambuco em Petrolina denunciam a falta de refrigeração nas salas de aula.
Uma estudante, que não quiz se indentificar, denunciou ao correspondente local de AND que em sua escola alunos tem passado mal devido ao calor extremo, que muitas vezes aulas são canceladas ou os intervalos são prolongados por conta do clima. Segundo essa estudante sua escola até tem salas com ar-condicionado, mas essas salas ficam trancadas sob justificativa de falta de recursos pela gestão.
A 6 meses atrás estudantes da escola EREM Antônio Padilha no bairro João e Maria fizeram uma grande manifestação com cartazes exigindo refrigeração das salas de aula. Essa é apenas uma das muitas notícias que se pode levantar em blogs locais que trazem relatos de pais e estudantes sobre a falta de ar-condicionado.
A estudante que fez essa denuncia assim nos falou:
“Aqui o calor é grande, pedir ar condicionado não é luxo não. É o mínimo. A gente tá preparando uma manifestação para cobrar isso. Muitos estudantes tem medo porque eles ameaçam com advertências que podem cortar o pé de meia. Mas a gente não vai ficar calado não!”
O comitê de Petrolina-juazeiro seguirá acompanhando a luta dos estudantes por melhores condições nas escolas.