PE: Escola Popular Pedagoga Remís Carla comemora um ano de fundação

PE: Escola Popular Pedagoga Remís Carla comemora um ano de fundação

Print Friendly, PDF & Email

No dia 18 de dezembro, o Comitê Sanitário de Defesa Popular de Recife (CSDP) organizou um evento para comemorar o primeiro ano de fundação da Escola Popular Pedagoga Remís Carla, na comunidade dos Tijolos, no bairro da Imbiribeira, em Recife. Na ocasião, compareceram mais de 40 crianças, além de adultos, dentre pais e mães dos alunos. O Comitê recifense de Apoio do jornal A Nova Democracia esteve presente para prestigiar a atividade.

O festejo popular contou com a autossustentação dos apoiadores do projeto junto aos moradores do bairro que se encarregaram de fazer as comidas que foram servidas, cedendo também alguns itens para realização da festa (caixa de som, mesas, bandejas, etc), participando ativamente de todo processo organizativo.

Crianças aprendem capoeira em festividade. Foto: Banco de dados AND

No início da festa, foi feita uma Assembleia Popular com as crianças, para aprovar as regras que seriam seguidas na festividade, o que foi bem aceito pelas crianças da comunidade.

Após a assembleia, começaram os jogos de queimado, futebol e barra bandeira, e os times vencedores ganharam caixas de chocolate. Durante os jogos o calor estava forte, então foi amenizado com a distribuição de picolé de frutas para as crianças. 

Depois dos jogos, foi realizada atividades lúdicas de dança e batalha de rima, onde todos foram presenteados com caixas de chocolate. Prosseguindo, uma aula de Capoeira foi feita em frente à Escola Popular, em um tatame montado pelas próprias crianças. A aula foi ministrada por um Mestre de Capoeira da própria comunidade, que passou algumas atividades da modalidade para as crianças realizarem. 

A Escola Popular completou um ano de existência no Recife. Foto: Banco de dados AND

Logo foi servido um delicioso cachorro quente e refrigerantes para todos. Ao final da festa, as crianças bateram os parabéns para a Escola Popular, sendo em seguida distribuído bolo de chocolate e guaraná para todos. O ponto máximo da festa foi, sem dúvida, a brincadeira de quebra panela, em que uma bola cheia de doces tem que ser estourada pelas crianças com os olhos vendados. 

E assim, num clima animado com um revigorante calor típico desta época do ano a Escola Popular Pedagoga Remís Carla, fruto do persistente trabalho do CSDP – Recife, fincou seu primeiro de muitos anos de atividades comprometidas com o direito de ensinar e aprender, ombro a ombro aos trabalhadores, pais, mães, responsáveis e, claro, as crianças da comunidade local.

Foto: Banco de dados AND

Foto: Banco de dados AND

Imagem em destaque: Festividade contou com Assembleia Popular e forte participação da comunidade. Foto: Banco de dados AND

Ao longo das últimas duas décadas, o jornal A Nova Democracia tem se sustentado nos leitores operários, camponeses, estudantes e na intelectualidade progressista. Assim tem mantido inalterada sua linha editorial radicalmente antagônica à imprensa reacionária e vendida aos interesses das classes dominantes e do imperialismo.
Agora, mais do que nunca, AND precisa do seu apoio. Assine o nosso Catarse, de acordo com sua possibilidade, e receba em troca recompensas e vantagens exclusivas.

Quero apoiar mensalmente!

Temas relacionados:

Matérias recentes: