PE: Feirantes realizam protesto contra despejo da Prefeitura de Caruaru

De acordo com os manifestantes, a prefeitura não quis negociar um novo local para os feirantes se instalarem e impuseram que fossem para uma parte da feira conhecida como a “Brasilit”, que é um dos setores abandonados e sem comércio da feira.
Foto: Reprodução

PE: Feirantes realizam protesto contra despejo da Prefeitura de Caruaru

De acordo com os manifestantes, a prefeitura não quis negociar um novo local para os feirantes se instalarem e impuseram que fossem para uma parte da feira conhecida como a “Brasilit”, que é um dos setores abandonados e sem comércio da feira.

Feirantes do antigo Estacionamento da Viúva, na Feira de Caruaru, realizaram protesto contra a prefeitura na manhã do dia 09/01. Nele, denunciaram que o prefeito Rodrigo Pinheiro, do PSDB, mandou expulsar os feirantes do local, sem negociação, para construir um estacionamento de ônibus. Os feirantes, primeiramente, bloquearam uma das vias da Rua Rui Limeira Rosal, atearam fogo em pneus e exigiram ser ouvidos pelo prefeito, que segue ignorando a reivindicação dos feirantes. Após sucessivas investidas da polícia e do corpo de bombeiros contra a manifestação, os feirantes subiram o tom e decidiram bloquear mais duas ruas ao redor da feira de Caruaru para estancar a circulação de veículos ao redor da feira.

De acordo com os manifestantes, a prefeitura não quis negociar um novo local para os feirantes se instalarem e impuseram que fossem para uma parte da feira conhecida como a “Brasilit”, que é um dos setores abandonados e sem comércio da feira. Segundo eles, este setor foi construído há algum tempo e os primeiros feirantes que se instalaram em poucos meses foram embora, pois a localização dessa parte da feira de Caruaru não conta com uma boa circulação de pessoas e é isolada do resto da feira.

O representante do Departamento de Feiras e Mercado da Prefeitura de Caruaru, Coronel Donizete, afirmou que o departamento está à disposição dos feirantes do Estacionamento da Viúva para que escolham os bancos onde querem se instalar na Feira da Brasilit desde a quarta-feira do dia 08/01. Mesmo assim, a prefeitura utilizou força policial contra os feirantes e inclusive prendeu uma das manifestantes. 

A Feira de Caruaru é realizada semanalmente nas quintas e sextas-feiras. Porém, na quarta de manhã, os feirantes já estão se instalando nos bancos da feira. Muitos dos feirantes moram em outras cidades e chegam com antecedência para se instalarem nos seus bancos. A prefeitura, ao impor o local impopular para os feirantes na véspera do dia de feira, torna impossível trabalhar nesta semana e mostra que não há uma preocupação com a situação dos feirantes.

Ao longo das últimas duas décadas, o jornal A Nova Democracia tem se sustentado nos leitores operários, camponeses, estudantes e na intelectualidade progressista. Assim tem mantido inalterada sua linha editorial radicalmente antagônica à imprensa reacionária e vendida aos interesses das classes dominantes e do imperialismo.
Agora, mais do que nunca, AND precisa do seu apoio. Assine o nosso Catarse, de acordo com sua possibilidade, e receba em troca recompensas e vantagens exclusivas.

Quero apoiar mensalmente!

Temas relacionados:

Matérias recentes: