PE: Manifestação no centro de Recife exige revogação imediata do NEM

Protesto estudantil contra o NEM em Recife concentrou 50 estudantes no Parque Treze de Maio e foi em direção ao Palácio das Princesas.

PE: Manifestação no centro de Recife exige revogação imediata do NEM

Protesto estudantil contra o NEM em Recife concentrou 50 estudantes no Parque Treze de Maio e foi em direção ao Palácio das Princesas.
Print Friendly, PDF & Email

No último dia 9 de abril, às 16 horas, cerca de 50 estudantes protestaram pela revogação do Novo Ensino Médio. O ato combativo que se concentrou no Parque Treze de Maio e marchou até o Palácio das Princesas e contou também com a participação de uma representante da Executiva Nacional de Estudantes de Pedagogia (ExNEPe).

Durante todo ato, viaturas da polícia militar e uma moto da CTTU (guarda de trânsito) cercaram os manifestantes e, vendo a impossibilidade de impedir os estudantes de fazerem o ato na rua, se viram obrigados a pararem o trânsito para o ato passar em diversos pontos do centro da cidade.

A manifestação confrontou diretamente a tentativa de desmobilização dos estudantes promovida por organizações políticas do movimento estudantil de falsa esquerda. Estudantes que participaram do protesto denunciaram que forças políticas como a União da Juventude Socialista, ligada ao PCdoB, divulgaram o protesto sem o local da manifestação e não mobilizaram os estudantes.

Durante o protesto combativo, palavras de ordem como Um dois três, quatro cinco mil, revoga o NEM ou paramos o Brasil!, A Nossa luta unificou, é estudante junto com trabalhador!, A nossa luta é todo dia, educação não é mercadoria e de Revoga já, revoga já! o Novo Ensino Médio nós vamos derrubar!.

Mobilizar audazmente a juventude para lutar por seus direitos.

Entre os dias 04/04 e 09/04, o Comitê independente de luta contra o Novo Ensino Médio distribuiu 15 mil panfletos por 11 escolas em Recife, Olinda e Camaragibe, para convocar os estudantes para a manifestação do dia 09 e falar sobre o NEM.

Durante a passagem do comitê nas escolas, não só alunos prestaram apoio, como também pais, professores, técnicos e diretores se mostraram solícitos com o ato, inclusive chamando os ativistas a organizarem eventos dentro das escolas sobre o assunto como mesas e cine debates.

Foto: Banco de Dados AND

Estudantes independentes preparam o terreno de luta na semana anterior

No último dia 4, uma semana antes do ato do dia 9, estudantes independentes de várias licenciaturas e várias escolas se reuniram para um encontro de formação política sobre o Novo Ensino Médio (NEM) organizado pelo Coletivo Mangue Vermelho e pelo Movimento Ventania.

Os estudantes debateram o boletim n°8 da Executiva Nacional de Estudantes de Pedagogia (ExNEPe), que convoca mobilizações e greves de ocupação por todo o Brasil para barrar o NEM. Como resultado destes debates, os estudantes presentes fundaram o Comitê Independente de Luta Contra o Novo Ensino Médio – Recife para organizar a luta contra o Novo Ensino Médio e o ataque à educação pública. Além disso, convocaram todos os estudantes para o Dia Nacional de Mobilização pela Revogação do Novo Ensino Médio.

A combatividade é o único caminho para a revogação do NEM

Segundo os estudantes presentes, a mobilização prévia ao protesto e a própria manifestação são um exemplo da existência de dois caminhos no movimento estudantil.

Enquanto determinadas forças ligadas a partidos políticos eleitoreiros têm insistido em mobilizações dóceis pelo “ajuste do NEM” ou evitado se mobilizar, estudantes independentes têm apontado consistentemente o caminho da mobilização popular, dos cursos de formação, dos protestos e das greves de ocupação.

Ao longo das últimas duas décadas, o jornal A Nova Democracia tem se sustentado nos leitores operários, camponeses, estudantes e na intelectualidade progressista. Assim tem mantido inalterada sua linha editorial radicalmente antagônica à imprensa reacionária e vendida aos interesses das classes dominantes e do imperialismo.
Agora, mais do que nunca, AND precisa do seu apoio. Assine o nosso Catarse, de acordo com sua possibilidade, e receba em troca recompensas e vantagens exclusivas.

Quero apoiar mensalmente!

Temas relacionados:

Matérias recentes: