No dia 25 de outubro, professores do Movimento Classista de Trabalhadores em Educação – MOCLATE participaram do minicurso da semana universitária da UPE campus Petrolina.
O minicurso foi ministrado por um professor integrante do movimento que trouxe elementos centrais da Revolução Chinesa, destacando seu importante papel para a libertação do povo chinês das garras do imperialismo.
O evento foi realizado no contexto de celebração dos 75 anos da Grande Revolução Chinesa, que proclamou a república popular em 1º de outubro de 1949, quando o presidente Mao Tsetung discursou à nação chinesa.
O debate também centrou-se na atual luta de libertação nacional da Palestina. Os professores e estudantes presentes reconheceram a importância dessa luta e como a heroica resistência palestina tem enfrentado seus algozes diariamente, há mais de 70 anos, em defesa de seu sagrado território.
Tamanho foi o sentimento de denúncia e solidariedade que os estudantes e professores, atendendo ao chamado do MOCLATE, saíram pela universidade em manifestação, denunciando os crimes do sionismo e seu amo norte-americano.
No meio da manifestação, duas pessoas, de rostos cobertos, queimaram as bandeiras dos Estados Unidos e de Israel sob gritos de “Morte ao sionismo, viva a Palestina!” como forma de protesto ao genocídio que ambos têm cometido contra os palestinos.