PE: Tentativa de despejo é impedida por camponeses da comunidade de Batateiras

PE: Tentativa de despejo é impedida por camponeses da comunidade de Batateiras

Oficial da justiça se retira em carro de especulador após tentativa de despejo frustrada devido à resistência dos camponeses. Foto: Reprodução

No dia 01 de março, o camponês Severino Amaro, que vive desde seu nascimento na comunidade de Batateiras, em Maraial, Mata Sul de Pernambuco, enfrentou uma tentativa de despejo promovida pelo especulador imobiliário acusado de diversos crimes. A ação foi impedida pela comunidade e posteriormente o despejo foi suspenso pelo judiciário.

Na tarde da segunda-feira, o oficial de justiça encarregado de comunicar a ação foi até o local com um veículo identificado pelos moradores como sendo do especulador imobiliário milionário, Walmer Almeida da Silva, dono da IC Consultoria e Empreendimentos Imobiliários e autor do pedido de despejo. Junto a ele estava também um caminhão, uma “equipe de segurança”, uma viatura policial e tratores para destruir a casa e a roça do posseiro. 

Diante da mobilização e resistência da comunidade, conforme pode ser visto no vídeo divulgado pela Comissão Pastoral da Terra, os reacionários se retiraram do local.

Severino é parte de uma das cerca de 50 famílias camponesas que vivem há décadas no local e agora encontram-se envolvidas na disputa pela terra com o especulador milionário que alega ter comprado a área.

Em setembro de 2020, o camponês entrou com uma ação judicial alegando usucapião e em janeiro deste ano obteve uma resposta positiva quanto à posse da área. Porém, em 02/02, o desembargador do TJPE, Stênio José de Sousa Neiva Coêlho, decidiu restabelecer a posse ao especulador que nunca sequer viveu nas terras. 

A ação que em tese era de despejo, foi arquitetada pelo mandante Walmer, para realizar a destruição da casa e plantio do trabalhador. No dia 03/02, diante a vitoriosa resistência dos camponeses, o desembargador voltou atrás na decisão e suspendeu a expulsão.

Walmer Almeida e seu bando paramilitar 

Este não é o primeiro ataque fomentado por Walmer, que é denunciado por enviar diversas ameaças de morte aos moradores. De acordo com outro registro feito em vídeo pelos camponeses da comunidade, em 2020 na véspera do natal, um bando paramilitar disparou tiros contra os trabalhadores. Eles relatam também que um helicóptero realiza voos várias vezes durante a semana sobre área. Até o mês de setembro de 2020, existiam 22 boletins de ocorrência registrados contra o especulador.

Apesar da empresa IC Consultoria e Empreendimentos Imobiliários estar no nome dos filhos, Walmer Almeida Cavalcante e Ianne Catarina Almeida Cavalcante, é ele que pessoalmente coordena as intimidações e ataques.

Walmer, já foi preso pela Polícia Federal sob a acusação de formação de quadrilha, sonegação fiscal, falsidade ideológica e lavagem de dinheiro. Segundo a investigação, R$ 300 milhões teriam sido movimentados no esquema por 20 empresas laranjas durante cinco anos. O amigo do ex-presidente Collor – a quem este emprestava aviões para campanhas eleitorais – também responde pelo assassinato de Antônio Gonçalves Bezerra, seu concorrente em negócios comerciais, ocorrido em 1994, no Pernambuco. 

O bando paramilitar que realiza os “serviços” na região, trabalha a mando de José Cristiano do Nascimento, mais conhecido como “Capitão Cristiano”. Eles são vinculados à empresa Tróia Seguranças e Serviços, que tem sede na cidade de Campestre, em Alagoas, e que tem relação direta com diversos ataques a camponeses ocorridos em Jaqueira, denunciados pelo AND.

 

Ao longo das últimas duas décadas, o jornal A Nova Democracia tem se sustentado nos leitores operários, camponeses, estudantes e na intelectualidade progressista. Assim tem mantido inalterada sua linha editorial radicalmente antagônica à imprensa reacionária e vendida aos interesses das classes dominantes e do imperialismo.
Agora, mais do que nunca, AND precisa do seu apoio. Assine o nosso Catarse, de acordo com sua possibilidade, e receba em troca recompensas e vantagens exclusivas.

Quero apoiar mensalmente!

Temas relacionados:

Matérias recentes: