No último dia 23 de setembro, o movimento revolucionário brasileiro celebrou os 106 anos de nascimento do grande dirigente comunista Pedro Ventura Felipe de Araújo Pomar.
Nascido em 1913, em Óbidos, no estado do Pará, Pedro Pomar ingressou em 1932 no Partido Comunista do Brasil (1932), estando em suas fileiras na ocasião do Grande Levante Popular de 1935. Participou do processo de reconstrução de 1962, quando o partido passou a usar a sigla PCdoB e, nos anos seguintes, dirigiu a heroica Guerrilha do Araguaia. Foi assassinado pelo regime militar fascista em 1976 no episódio que ficou conhecido como a ‘Chacina da Lapa’, em São Paulo. Após este episódio, a direção do PCdoB foi usurpada por revisionistas como João Amazonas, o que o transformou em um partido revisionista e mais uma sigla do Partido Único das classes dominantes.
Segundo artigo do professor Fausto Arruda publicado na edição nº 58 de AND:
“Hoje, mais do que nunca, tem significado excepcional homenagear os grandes e verdadeiros revolucionários brasileiros [como Pedro Pomar]. Ademais da necessidade e importância de merecidas homenagens, é exemplar e de uma atualidade sem par celebrar aqueles de trajetória marcada até o fim pela firmeza ideológica, pela política de princípios, pela retidão moral e inteireza revolucionária em dias que o oportunismo, a pusilanimidade e desfaçatez, o cinismo e a baixeza moral sagraram-se como premissas da prática política oficial. A figura e trajetória de um Pedro Pomar emerge radiante e luminosa frente a esse pântano de oportunismo em que uma falsa esquerda renegada dos mais caros princípios da teoria, ideologia, política e ética do proletariado se desempenha como gerenciamento de turno do velho Estado reacionário da grande burguesia, dos latifundiários e do imperialismo.”
Como forma de homenagear este grande revolucionário brasileiro divulgaremos abaixo alguns dos artigos já publicados pelo jornal A Nova Democracia sobre sua trajetória:
Viva Pedro Pomar!
Viva Pedro Pomar, o grande dirigente comunista brasileiro!
Pedro Pomar, fortaleza ideológica
Pelo caminho de Pedro Pomar
Salve o grande dirigente comunista Pedro Pomar
A posição de Pedro Pomar
Cartaz confeccionado pelo AND em 2013, quando do centenário do nascimento de Pedro Pomar