Chile: Categoria da saúde realiza exitoso debate político

Chile: Categoria da saúde realiza exitoso debate político

Print Friendly, PDF & Email

O Comitê de Saúde de Maipú realizou o exitoso encontro “A saúde que queremos”, na região da Villa San Juan, Chile no dia 14/04. O encontro cumpriu o papel de se discutir os rumos que a luta em prol de uma saúde justa, de qualidade e a serviço do povo deve tomar.

O evento teve a presença de cerca de 30 pessoas, incluindo a participação de representantes de organizações populares, da imprensa popular e democrática e assistentes sociais. Na discussão a Associação Intersindical dos Trabalhadores (AIT) colocou como ponto central a primordialidade de se estabelecer uma linha proletária no movimento de luta na área da saúde e entre os profissionais desse ramo.

Além disso, discutiu-se a importância de se criar um vínculo de unidade na luta entre os trabalhadores da saúde e os usuários de seu sistema, que também são trabalhadores. 

Seguido do caloroso debate, o Movimento Saúde Para Todos apresentou-se, destacando a necessidade da criação de um sistema único de saúde, público, sem a presença de cobranças financeiras como as impostas através do Fonasa e Isapre, com cobertura universal e controle comunitário. 

Por fim, o Bloco de Organizações Populares contribuiu para a discussão declarando que a luta para ter acesso digno a saúde inclui também lutar contra o capitalismo burocrático e o seu velho Estado que perpetua o sucateamento dos serviços mais essenciais ao povo. 

Ao longo das últimas duas décadas, o jornal A Nova Democracia tem se sustentado nos leitores operários, camponeses, estudantes e na intelectualidade progressista. Assim tem mantido inalterada sua linha editorial radicalmente antagônica à imprensa reacionária e vendida aos interesses das classes dominantes e do imperialismo.
Agora, mais do que nunca, AND precisa do seu apoio. Assine o nosso Catarse, de acordo com sua possibilidade, e receba em troca recompensas e vantagens exclusivas.

Quero apoiar mensalmente!

Temas relacionados:

Matérias recentes: