Peru: ‘Honra e glória eternas ao Presidente Gonzalo’ é pichado em Ayacucho

Peru: ‘Honra e glória eternas ao Presidente Gonzalo’ é pichado em Ayacucho

Pichação assinada pelo PCP. Foto: Willax TV

Uma pichação com a consigna Honra e Glória eternas ao Presidente Gonzalo!, assinada pelo Partido Comunista do Peru (PCP), foi encontrada na rodovia que liga as regiões Ayacucho e Cusco no Peru. 

A ação foi noticiada na imprensa reacionária peruana Willax TV. Testemunhas disseram para a Willax que a pichação foi realizada ao amanhecer e que os dois homens que supostamente realizaram a ação subiram em uma motocicleta e foram embora em apenas alguns minutos, deixando apenas tinta e luvas cirúrgicas. A imprensa reacionária também declarou que os investigadores policiais encarregados do caso apagaram a pichação.

A ação da pichação acontece após um mês da morte do Presidente Gonzalo, Chefatura do PCP e da Revolução Peruana, que foi assassinado em 11 de setembro pelo velho Estado reacionário peruano sob ordens do imperialismo norte-americano. 

O Presidente Gonzalo, Abimael Guzman Reynoso, foi mantido durante 29 anos em cela solitária na Base Naval de El Callao, a muitos metros baixo terra, sob condições de tortura psicológica e física, sendo assassinado por negligência médica intencional. O Presidente Gonzalo desenvolveu câncer de pele que o velho Estado permitiu que se transformasse em metástase, apesar de ser facilmente tratável em uma fase inicial.

A localização da pichação da consigna de guerra é de grande importância, pois a região de Ayacucho é baluarte histórico do PCP e de sua Guerra Popular, na luta pela conquista do Poder e destruição do velho Estado peruano. A área que liga a região de Ayacucho e Cusco também é onde o PCP  leva a termo a Reorganização Geral do Partido em meio  à Guerra Popular.

Apesar dos objetivos do velho Estado reacionário e dos capituladores do Movimento pela Anistia e Direitos Fundamentais (Movadef), que procuram liquidar com a Guerra Popular e vociferam sua derrota, a ação mostra que o PCP continua lutando e elevando o nome da sua chefatura, o Presidente Gonzalo, como parte da campanha para defendê-lo e impulsionar a Guerra Popular no Peru.

Ao longo das últimas duas décadas, o jornal A Nova Democracia tem se sustentado nos leitores operários, camponeses, estudantes e na intelectualidade progressista. Assim tem mantido inalterada sua linha editorial radicalmente antagônica à imprensa reacionária e vendida aos interesses das classes dominantes e do imperialismo.
Agora, mais do que nunca, AND precisa do seu apoio. Assine o nosso Catarse, de acordo com sua possibilidade, e receba em troca recompensas e vantagens exclusivas.

Quero apoiar mensalmente!

Temas relacionados:

Matérias recentes: