Peru: Jovens morrem asfixiados e pisoteados após incursão policial em festa

Peru: Jovens morrem asfixiados e pisoteados após incursão policial em festa

Print Friendly, PDF & Email


Corpos dos jovens assassinados pela polícia na discoteca, na capital Lima, são levados sem vida. Imagem: Reprodução/Twitter

Exatos 13 jovens morreram sufocados e esmagados durante uma operação policial numa discoteca, no bairro operário de Los Olivos, em Lima, no dia 23 de agosto. De acordo com as famílias das vítimas, a polícia jogou bombas de gás lacrimogêneo no clube e trancou-lhe as portas, causando pânico entre os presentes. Dos 13 jovens mortos, 12 eram mulheres e, além destes, outros seis ficaram feridos pelos esmagamentos, com 20 sendo detidos pela polícia. Todos estavam na casa dos 20 anos de idade.

“Observei que os quatro policiais entraram no local e saíram novamente e fecharam a porta. Você podia ouvir as garotas gritando que havia balas [de arma de fogo] dentro da discoteca. Os mesmos oficiais haviam atirado e uma bomba de gás lacrimogêneo foi lançada”, disse uma testemunha e membro da família de uma das vítimas, ao monopólio de imprensa, RPP Notícias.

“Quando as meninas viram isso, desceram para o primeiro andar e a polícia fechou a porta sobre elas para que não pudessem sair. Todos eles começaram ficar sufocados, as pessoas que estavam do lado de fora foram e você não podia mais abrir a porta”, acrescentou ela.

O Ministro do Interior, tenente Jorge Montoya Perez, declarou com rapidez que a polícia “nunca utilizou” gás lacrimogêneo e que “não agiu” de maneira que causasse medo entre os presentes, isentando a polícia de toda responsabilidade sobre as mortes. Entretanto, tal declaração vai em contradição com a morte por asfixia dos jovens.

Ao longo das últimas duas décadas, o jornal A Nova Democracia tem se sustentado nos leitores operários, camponeses, estudantes e na intelectualidade progressista. Assim tem mantido inalterada sua linha editorial radicalmente antagônica à imprensa reacionária e vendida aos interesses das classes dominantes e do imperialismo.
Agora, mais do que nunca, AND precisa do seu apoio. Assine o nosso Catarse, de acordo com sua possibilidade, e receba em troca recompensas e vantagens exclusivas.

Quero apoiar mensalmente!

Temas relacionados:

Matérias recentes: